Baixada Fluminense
Evento

Ação social beneficia 300 moradores em Nilópolis

Realizada no bairro de Nossa Senhora de Fátima, ação social do Instituto Action também contou com atendimento para animais da região.

Compartilhe:
21 de agosto de 2023
Ação social beneficia 300 moradores em Nilópolis
O prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto (E), com Rodrigo Kekeu, organizador da ação social (C) e o Deputado Estadual Rafael Nobre (D), junto a uma moradora durante a ação social

Cerca de 300 pessoas foram atendidas na ação social do Instituto Action, realizada no sábado, no bairro de Nossa Senhora de Fátima, situado em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Com atividades para toda a família, incluindo seus “pets”, o evento levou cuidados para a saúde pessoal e também animal da região. O evento teve o apoio da Prefeitura de Nilópolis, do Conexão Fluminense e de diversas lideranças.

Liderança política e comunitária de Nilópolis, Rodrigo Kekeu, um dos organizadores da ação, afirmou que o intuito foi, além de cuidar da região, promover uma mediação entre o poder público e a população.

“A gente entende que o poder público tem muito o que entregar para essa cidade, mas o intuito aqui, hoje, foi aproximar a prefeitura de Nilópolis ao bairro Nossa Senhora de Fátima e conscientizar a população, para assim esses agentes atuarem mais nesse espaço”, disse Kekeu.

A ação social do Instituto Action começou às 9h, oferecendo aos moradores da região acesso a serviços básicos fundamentais de forma gratuita. No local, foram dadas orientações jurídicas; tiradas isenções para documentos e dado atendimento do Conselho Tutelar. Além disso, o evento teve atendimento psicológico e auriculoterapia; campanha de adoção, banho e tosa de pets; cortes de cabelo e diversos brinquedos para as crianças se divertirem.

O deputado federal Ricardo Abrão (União Brasil) com Rodrigo Keukeu, um dos organizadores da ação

População valoriza ação social

A dona de casa Vanessa Valentim, de 42 anos, recebeu a mensagem de que uma nutricionista estava atendendo de graça na região por uma vizinha. Cria do bairro de Nossa Senhora de Fátima, em Nilópolis, a mulher nunca tinha tido a experiência de se consultar com uma profissional desta área da saúde. Com a notícia, ela correu para ter seu primeiro contato com o que chamou de “uma oportunidade de mudar de hábitos e ter uma vida mais saudável”, e, com uma humildade de contagiar, sentou na cadeira em frente à especialista.

“Eu nunca tinha ido a uma nutricionista e gostei muito, vou seguir o que ela me propos. Foi um atendimento que me ajudou a esclarecer algumas ideias, ali ela vai te dando várias orientações que vão te ajudar. Fiquei muito satisfeita. Aqui consegui acesso a vários serviços, meu filho tá ali cortando cabelo, minha filha pegando algodão-doce. Está sendo muito legal”, disse Vanessa.

Além dos cuidados com os “humanos”, o evento também foi pensado para atender aos pets da região através da Associação Guerreiros Pet, que levou cerca de 30 voluntários para ajudar oferecendo serviços de banho; tosa higiênica; corte de unhas; limpeza de ouvido; campanha de adoção em parceria com as ONG Vira Love; orientações veterinárias em parceria com a clínica veterinária Apaixonados por Quatro Patas e o Centro Educacional de Medicina Veterinária (CEMEV).

A presidente de honra da Associação Guerreiros Pet e idealizadora do projeto, Luciene Maria, destaca que o intuito da ação é cuidar do protetor e do animal. “Nós temos um conceito de trabalho que é: cuidar da saúde do protetor para refletir no animal. Causa pet, causa animal, não é só resgate, falta de ração, vai além dos atendimentos veterinários, vai muito mais do que isso. O nosso trabalho tem porta de entrada e porta de saída”, disse Luciene.

O casal Marina Areia e Vinícius Sampaio, que são “pais” do cachorrinho Fred, foram pegos de surpresa pela ação social e decidiram levar seu pet para limpar o ouvido, tomar um banho e cortar as unhas.

“Eu moro aqui na rua e quando acordei e ia lavar quintal, coisa de final de semana mesmo, só que fui surpreendido com os brinquedos aqui fora e fiquei sabendo que estava tendo esse evento. Daí eu aproveitei para trazer ele, para tomar um banhozinho, limpar o ouvido, secar. Acabei ficando e trocando ideia também com os vizinhos. Está sendo um evento bem legal mesmo”, disse Sampaio, com o animal no colo após sair de uma ducha.