Baixada Fluminense
Evento

Estado realiza 2ª edição do Circuito Fluminense de Economia Solidária em Nilópolis

Evento de economia solidária reúne agricultores familiares, artesãos e artistas, representando diferentes formas de geração de emprego e renda.

Compartilhe:
12 de dezembro de 2022
Estado realiza 2ª edição do Circuito Fluminense de Economia Solidária em Nilópolis
O agricultores estarão presentes no evento sobre economia solidária

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda e em parceria com a Prefeitura de Nilópolis, vai promover nesta terça-feira (12/12), a segunda edição do Circuito Fluminense de Economia Solidária, desta vez na Praça dos Estudantes, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O evento reunirá cerca de 40 empreendimentos, entre agricultores familiares, artesãos e artistas, representando diferentes formas de geração de emprego e renda.  

Durante o dia, além de disponibilizar toda a estrutura para a realização da feira, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda também colocará uma equipe técnica do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para atendimento ao público visitante, oferecendo seus principais serviços de intermediação de mão de obra, esclarecimento de dúvidas sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho digital. 

Também serão disponibilizados, pela prefeitura de Nilópolis, profissionais das áreas de beleza e saúde para a oferta de outros serviços como design de sobrancelhas, design de tranças, aferição de pressão arterial e glicose, entre outros.

Economia solidária, trabalho e renda

Atualmente, existem cerca de 1.200 empreendimentos de economia solidária e mais de 80 mil pessoas envolvidas diretamente com este setor, movimentando a economia do estado por meio da produção e da venda de produtos.  

“A Economia Solidária é um importante setor para o nosso estado. Valorizar, entender e promover ações para este segmento e os diferentes tipos de atividades econômicas que movimentam o nosso estado é essencial para incentivar o crescimento do emprego, em suas variadas formas”, disse o secretário de Trabalho e Renda, Patrique Welber

Por meio da Coordenadoria de Economia Solidária e Comércio Justo, a Secretaria de Trabalho e Renda vem trabalhando para promover ações de incentivo aos empreendimentos da Economia Solidária, pensando na valorização das características de cada região e visando a geração de trabalho e renda dentro dos princípios de autogestão, distribuição igualitária de renda, cooperação, solidariedade e respeito ao meio ambiente.