Leste Fluminense

Niterói abre competição de marchinhas contra assédio a mulheres

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, está com inscrições abertas até nove de fevereiro para a competição de marchinhas do bloco “Não é Não!”. Este é o tema de combate ao assédio a mulheres no Carnaval. A iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) busca promover a criação musical com foco em temas relevantes, como respeito, diversidade e inclusão.

As composições devem contemplar palavras-chave como mulher, prevenção, assédio, respeito e importunação. Para participar, os candidatos precisam ser naturais de Niterói ou residentes na cidade. Em caso de dupla ou grupo, o regulamento exige que 50% dos integrantes sejam mulheres.

Competição quer promover respeito a partir de marchinhas

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, explica que a competição utiliza a irreverência e a tradição das marchinhas para disseminar mensagens de respeito, empatia e conscientização.

“O Carnaval é uma festa de alegria, mas também um período em que ocorrem muitos casos de importunação sexual contra as mulheres. Pensando nisso, criamos a competição de marchinhas para o bloco ‘Não é Não!’. O objetivo é combater o assédio e promover um ambiente seguro para todas as niteroienses. Vamos juntos mudar essa cultura e fazer do Carnaval uma festa livre de violência e desrespeito”, destacou Thaiana. Ela reforçou que a roupa não é um convite e que, depois do não, tudo é assédio.

Inscrição para marchinhas é gratuita

A inscrição gratuita acontece através de formulário on-line. Ela disponível no aplicativo COLAB, no site da Prefeitura ou da FAN, e enviar sua composição.

Além da letra da marchinha, o candidato deve enviar a gravação da música em arquivo de áudio. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail comunicasmcfan@gmail.com.

A participação é proibida para menores de 18 anos. Servidores do município de Niterói, direta ou indiretamente, também não podem concorrer.

Votação e resultado

As marchinhas aprovadas estarão disponíveis para votação pública no aplicativo COLAB. A escolha ocorrerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro. O anúncio da composição vencedora ocorrerá no dia 17 de fevereiro através das redes oficiais da prefeitura.

O vencedor receberá um cachê no valor líquido de R$ 3.500 para executar a marchinha no bloco “Não é Não!”, durante a abertura do Carnaval. O evento acontecerá no dia 28, no Caminho Niemeyer.

A composição mais votada será a campeã e o autor será contratado para a execução da marchinha na abertura do bloco “Não é Não!”, no dia 28 de fevereiro de 2025, no Caminho Niemeyer.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Bolsonaro “pato novo”

*Por Paulo Marinho Existe uma frase, aliás duas, proferida pelo "velho Aurelio" meu pai, nascido…

2 horas atrás

Rio atrai turistas nas férias de julho

Com uma programação diversificada, que vai de festivais gastronômicos e musicais a experiências de contato…

20 horas atrás

Quatis alerta sobre golpe com falsas vagas de emprego

A Prefeitura de Quatis, no Sul Fluminense, divulgou nesta semana um alerta à população sobre…

23 horas atrás

Santa Missa celebra 71 anos de Volta Redonda com fé e gratidão

Centenas de fiéis participaram, na tarde da última quinta-feira (17), da Santa Missa em ação…

23 horas atrás

Empresa oferece 193 vagas para pessoas com deficiência

A Inklua, empresa de consultoria dedicada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de…

23 horas atrás

Vale a pena subir a serra

O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…

4 dias atrás