Leste Fluminense

Niterói abre competição de marchinhas contra assédio a mulheres

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, está com inscrições abertas até nove de fevereiro para a competição de marchinhas do bloco “Não é Não!”. Este é o tema de combate ao assédio a mulheres no Carnaval. A iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) busca promover a criação musical com foco em temas relevantes, como respeito, diversidade e inclusão.

As composições devem contemplar palavras-chave como mulher, prevenção, assédio, respeito e importunação. Para participar, os candidatos precisam ser naturais de Niterói ou residentes na cidade. Em caso de dupla ou grupo, o regulamento exige que 50% dos integrantes sejam mulheres.

Competição quer promover respeito a partir de marchinhas

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, explica que a competição utiliza a irreverência e a tradição das marchinhas para disseminar mensagens de respeito, empatia e conscientização.

“O Carnaval é uma festa de alegria, mas também um período em que ocorrem muitos casos de importunação sexual contra as mulheres. Pensando nisso, criamos a competição de marchinhas para o bloco ‘Não é Não!’. O objetivo é combater o assédio e promover um ambiente seguro para todas as niteroienses. Vamos juntos mudar essa cultura e fazer do Carnaval uma festa livre de violência e desrespeito”, destacou Thaiana. Ela reforçou que a roupa não é um convite e que, depois do não, tudo é assédio.

Inscrição para marchinhas é gratuita

A inscrição gratuita acontece através de formulário on-line. Ela disponível no aplicativo COLAB, no site da Prefeitura ou da FAN, e enviar sua composição.

Além da letra da marchinha, o candidato deve enviar a gravação da música em arquivo de áudio. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail comunicasmcfan@gmail.com.

A participação é proibida para menores de 18 anos. Servidores do município de Niterói, direta ou indiretamente, também não podem concorrer.

Votação e resultado

As marchinhas aprovadas estarão disponíveis para votação pública no aplicativo COLAB. A escolha ocorrerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro. O anúncio da composição vencedora ocorrerá no dia 17 de fevereiro através das redes oficiais da prefeitura.

O vencedor receberá um cachê no valor líquido de R$ 3.500 para executar a marchinha no bloco “Não é Não!”, durante a abertura do Carnaval. O evento acontecerá no dia 28, no Caminho Niemeyer.

A composição mais votada será a campeã e o autor será contratado para a execução da marchinha na abertura do bloco “Não é Não!”, no dia 28 de fevereiro de 2025, no Caminho Niemeyer.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

18 horas atrás

Cidade da Criança de Campos terá programação especial nos feriados

Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…

19 horas atrás

Restrição a ônibus turísticos em Cabo Frio é suspensa pela Justiça

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) obteve na última…

19 horas atrás

Hotelaria do Rio tem melhor 1º trimestre em anos

A hotelaria do Rio de Janeiro teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025,…

19 horas atrás

Vereador do Rio sofre ataque racista

Durante a sessão que aprovou o armamento da Guarda Municipal, o vereador Rafael Satiê (PL)…

2 dias atrás

Flamengo pega fogo fora do campo

O Flamengo vive uma semana agitada fora do campo. Na segunda-feira o Presidente Luiz Eduardo…

2 dias atrás