A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, participou, nesta semana, de um dos eventos mais relevantes para os governos da América do Sul – a 27ª Cúpula de Mercocidades, em Montevidéu, no Uruguai.
Durante o evento, os representantes de Niterói apresentaram o projeto “Mulher Líder”, voltado para a geração de renda. Criada em outubro do ano passado, a iniciativa integra um programa de formação com base em tecnologia, inovação e liderança para potencializar o empreendedorismo.
O “Mulher Líder” prevê que sobreviventes de violência de gênero ou outras situações de vulnerabilidade social tenham um percentual de vagas para busca de oportunidades profissionais.
Trabalho desenvolvido em Niterói
As iniciativas que Niterói desenvolve estão diretamente alinhadas aos conceitos chave da 27ª Cúpula de Mercocidades. Outros projetos desenvolvidos no município, como a Moeda Araribóia e o Programa Renda Básica Temporária (RBT), por exemplo, também se inserem nos diálogos sobre Economia Social e Solidária.
Niterói integra, desde o ano passado, o Conselho Executivo de Mercocidades, que se reuniu durante a cúpula para se preparar para a Assembleia do Mercocidades, que irá propor a Declaração de Montevidéu, um reflexo das principais demandas e compromissos dos governos locais.
Integrante do grupo de trabalho, a secretária de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel, ressaltou a importância da participação do município na cúpula.
“A participação na Cúpula possibilita o estreitamento com as demais cidades, compartilhando das experiências da gestão pública, em especial na pauta de gênero. É um encontro muito enriquecedor, porque além de apresentarmos nossos projetos para as demais cidades, podemos também replicar e avançar desenvolvendo ações já validadas como boas práticas em nossa cidade”, destacou.