Leste Fluminense
mulheres em situação de violência

Niterói lança aplicativo SOS Mulher

SOS Mulher funciona por georreferenciamento, o que permite que a Patrulha Guardiã Maria da Penha seja direcionada para o local exato.

Compartilhe:
27 de março de 2025
Julio Cesar
Niterói lança aplicativo SOS Mulher
Mulheres receberão link para cadastramento no SOS Mulher.

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, lançou, na terça-feira (25), o aplicativo SOS Mulher. A nova ferramenta digital tem o objetivo de auxiliar na segurança das mulheres em situação de violência. O aplicativo permite que mulheres em risco acionem diretamente o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), da Prefeitura, que imediatamente enviará guardas municipais especialmente treinados para prestar socorro.

O sistema funciona por meio de georreferenciamento, o que permite que a equipe da Patrulha Guardiã Maria da Penha, composta por 11 agentes especializados, seja direcionada para o local exato onde a mulher está em situação de risco.

Cada viatura da patrulha conta com um guarda municipal homem e uma mulher. A proposta é oferecer um atendimento mais sensível e humanizado. A Patrulha contará com o apoio da Coordenadoria e do Grupamento de Ações Táticas.

Mulheres receberão link para cadastramento no SOS Mulher

As mulheres em situação de risco já cadastradas no Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (Ceam), da Secretaria Municipal da Mulher, receberão um link para o download do aplicativo após passarem por uma triagem feita pela equipe técnica da instituição.

“Essa iniciativa é mais um passo importante no combate à violência contra a mulher, garantindo atendimento contínuo e imediato. O aplicativo é fácil de utilizar e funciona 24 horas”, explicou a secretária da Mulher, Thaiana Ivia.

Reforço nas situações de risco grave

Nos casos em que o agressor portar arma de fogo, a Polícia Militar será acionada imediatamente. Em situações de risco extremo, a Patrulha pode orientar a mulher a se deslocar para um local mais seguro. Todos os agentes da Patrulha Guardiã Maria da Penha passaram por um treinamento especializado promovido pela Secretaria da Mulher, com foco em atendimento a vítimas de violência doméstica.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

/* */