Indústria Naval e offshore de Niterói passa por mapeamento

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, e Universidade Federal Fluminense (UFF) estão desenvolvendo um projeto para impulsionar a indústria naval e offshore da cidade. O projeto “Avaliação da Capacitação Tecnológica do Setor de Construção Naval e Offshore de Niterói” é responsável por mapear as potencialidades do setor para auxiliar a Prefeitura na elaboração de políticas públicas.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). O projeto avalia a capacidade dos estaleiros e de empresas de construção marítima de suprirem as demandas do setor. O objetivo é atrair investimentos, recuperar postos de trabalho e tornar Niterói uma base marítima estratégica.  

Retomada econômica de Niterói

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou a importância do projeto, considerando o momento de retomada econômica. Segundo ele, um dos principais pontos é o projeto de dragagem do Canal de São Lourenço para a passagem de grandes embarcações.  

“Não é um processo rápido. Niterói hoje é um município muito bem posicionado para o crescimento da indústria naval e offshore. A obra de dragagem do Canal de São Lourenço é uma demanda de cerca de 40 anos. Por conta do assoreamento do canal perdemos armadores internacionais e agora estamos prestes a fazer essa retomada”, explicou.  

Reitor da UFF, o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, afirmou que a universidade está comprometida com o desenvolvimento do estado e da cidade de Niterói. “Buscamos contribuir com uma indústria eficiente e inteligente que gere empregos. É nosso compromisso contribuir para um crescimento sustentável do Município”, afirmou.

Para Roger Matsumoto Moreira, um dos coordenadores do projeto, o mapeamento irá ajudar na elaboração de diagnósticos e políticas públicas para o setor.  “Os resultados do projeto vão auxiliar a Prefeitura Municipal de Niterói na identificação das possibilidades de geração de emprego de bons níveis salariais, característicos de indústrias que utilizam mão de obra qualificada, como é o caso da indústria de construção marítima. Este tipo de indústria também possui um grande potencial de movimentar os setores de comércio e serviços da cidade”, disse.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás