A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, e Universidade Federal Fluminense (UFF) estão desenvolvendo um projeto para impulsionar a indústria naval e offshore da cidade. O projeto “Avaliação da Capacitação Tecnológica do Setor de Construção Naval e Offshore de Niterói” é responsável por mapear as potencialidades do setor para auxiliar a Prefeitura na elaboração de políticas públicas.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). O projeto avalia a capacidade dos estaleiros e de empresas de construção marítima de suprirem as demandas do setor. O objetivo é atrair investimentos, recuperar postos de trabalho e tornar Niterói uma base marítima estratégica.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou a importância do projeto, considerando o momento de retomada econômica. Segundo ele, um dos principais pontos é o projeto de dragagem do Canal de São Lourenço para a passagem de grandes embarcações.
“Não é um processo rápido. Niterói hoje é um município muito bem posicionado para o crescimento da indústria naval e offshore. A obra de dragagem do Canal de São Lourenço é uma demanda de cerca de 40 anos. Por conta do assoreamento do canal perdemos armadores internacionais e agora estamos prestes a fazer essa retomada”, explicou.
Reitor da UFF, o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, afirmou que a universidade está comprometida com o desenvolvimento do estado e da cidade de Niterói. “Buscamos contribuir com uma indústria eficiente e inteligente que gere empregos. É nosso compromisso contribuir para um crescimento sustentável do Município”, afirmou.
Para Roger Matsumoto Moreira, um dos coordenadores do projeto, o mapeamento irá ajudar na elaboração de diagnósticos e políticas públicas para o setor. “Os resultados do projeto vão auxiliar a Prefeitura Municipal de Niterói na identificação das possibilidades de geração de emprego de bons níveis salariais, característicos de indústrias que utilizam mão de obra qualificada, como é o caso da indústria de construção marítima. Este tipo de indústria também possui um grande potencial de movimentar os setores de comércio e serviços da cidade”, disse.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…