Categorias: Leste Fluminense

Obras em bairro histórico de Niterói devem terminar no primeiro trimestre de 2023

Uma das regiões mais históricas de Niterói, no Leste Fluminense, deve ganhar uma nova roupagem até o primeiro trimestre de 2023. Portugal Pequeno, na Ponta D’Areia, na beira da Baía da Guanabara, recebeu investimento de R$ 3,2 milhões para obras de infraestrutura que poderão ajudar a alavancar a economia local.

A região é conhecida por ter recebido inúmeras famílias portuguesas no passado e ainda hoje mantém a tradição de estabelecimentos que oferecem a culinária de Portugal, incluindo iguarias como bacalhau ou o polvo à vinagrete. O bairro da Ponta da Areia abriga também o tradicional Mercado de Peixe, estaleiros navais e uma das comunidades mais antigas da cidade, o Morro da Penha.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou as obras no bairro histórico e ressaltou a importância do pacote de investimentos na revitalização da região. “A revitalização deste local tão tradicional vai estimular a formação de um polo gastronômico para impulsionar o turismo. A região possui várias famílias portuguesas que se estabeleceram aqui no passado. Vamos desenvolver mais um espaço com atrações turísticas, recreação, geração de emprego, lazer e cultura”, disse.

Bairro histórico une turismo, lazer e cultura

Segundo o município, as obras incluem a recuperação do cais na Rua Barão de Mauá até a área do Coreto, com novas calçadas, iluminação e a reforma da praça no final da Rua Barão de Mauá, nas proximidades do Estaleiro Mauá. O local também está recebendo obras de contenção de encostas.

A ideia é desenvolver mais um espaço com atração turística, recreação, geração de emprego, lazer e cultura do bairro histórico, valorizando e dando apoio também a indústria naval de Niterói. Paulo César Carreira, presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), explica que os trabalhos serão em etapas para não prejudicar o trabalho de pescadores que atuam no local.

“Dividimos a obra em três etapas para que os pescadores continuassem utilizando parte do cais. Nessa primeira fase, estamos trocando o madeiramento ruim e agora estamos recuperando o concreto estrutural, que estava muito deteriorado. Vamos fazer também um deck novo”, afirma.

Ainda de acordo com o município, além da reforma do cais e da praça, o espaço ainda ganhará um palco de atividades, churrasqueira, banheiro, um bicicletário e vagas para motocicletas.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

13 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

15 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

15 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

15 horas atrás