Construído em 1940, o prédio do Cinema Icaraí representa um importante capítulo da história da cidade.
Ícone histórico da cidade de Niterói, no Leste Fluminense, o cinema Icaraí está mais perto de ganhar sua tão aguardada reforma. Publicado neste último fim de semana, o edital de licitação para as obras de recuperação do espaço, que teve suas atividades encerradas em 2006, passará por uma restauração completa e será transformado em um espaço cultural, preservando o estilo art déco e a memória afetiva da cidade.
Construído em 1940, o prédio do Cinema Icaraí representa um importante capítulo da história da cidade. Segundo o município, o objetivo do projeto é recuperar o patrimônio arquitetônico e criar um novo centro cultural para os niteroienses. O edital foi ajustado para atender às determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo transparência e conformidade no processo de licitação.
O Cinema Icaraí contará com três salas de cinema equipadas com tecnologia de última geração, uma sala para concertos que abrigará a Orquestra Nacional da UFF e espaços gastronômicos, entre outras instalações. O local será acessível para os visitantes e terá um enfoque na sustentabilidade.
O investimento estimado para a obra no Cinema Icaraí é de cerca de R$55 milhões, e o prazo de execução será de 12 meses após a assinatura da Ordem de Início. O projeto prevê também a criação de quatro espaços de gastronomia, e a área construída do cinema será ampliada em 1.267,00 m².
De acordo com a prefeitura, a restauração do Cinema Icaraí faz parte de um plano mais amplo de recuperação de equipamentos arquitetônicos importantes da cidade, como a Ilha da Boa Viagem e a Casa Norival de Freitas. A revitalização do prédio histórico contribuirá para a atividade cultural e o fortalecimento da identidade cultural de Niterói.
O edifício, construído nos anos 40, foi tombado em 2001 pelo município e em 2008 pelo Estado, reconhecendo sua importância histórica e cultural. Desde 2019, a Prefeitura de Niterói vem realizando estudos e trabalhando em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e outros órgãos especializados em patrimônio cultural para garantir a preservação adequada do cinema.
O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…
Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, será uma das sedes da 23ª…
Rio das Ostras foi um dos municípios fluminenses presentes no 7º Congresso Estadual Empresarial de…
Neste fim de semana, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, celebra os 152 anos…
O município de Rio Claro, no Sul Fluminense, recebe, neste sábado (19), uma celebração que…