Reforma do Cinema Icaraí perto de virar realidade

Ícone histórico da cidade de Niterói, no Leste Fluminense, o cinema Icaraí está mais perto de ganhar sua tão aguardada reforma. Publicado neste último fim de semana, o edital de licitação para as obras de recuperação do espaço, que teve suas atividades encerradas em 2006, passará por uma restauração completa e será transformado em um espaço cultural, preservando o estilo art déco e a memória afetiva da cidade.

Construído em 1940, o prédio do Cinema Icaraí representa um importante capítulo da história da cidade. Segundo o município, o objetivo do projeto é recuperar o patrimônio arquitetônico e criar um novo centro cultural para os niteroienses. O edital foi ajustado para atender às determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo transparência e conformidade no processo de licitação.

O Cinema Icaraí contará com três salas de cinema equipadas com tecnologia de última geração, uma sala para concertos que abrigará a Orquestra Nacional da UFF e espaços gastronômicos, entre outras instalações. O local será acessível para os visitantes e terá um enfoque na sustentabilidade.

Investimento no Cinema Icaraí

O investimento estimado para a obra no Cinema Icaraí é de cerca de R$55 milhões, e o prazo de execução será de 12 meses após a assinatura da Ordem de Início. O projeto prevê também a criação de quatro espaços de gastronomia, e a área construída do cinema será ampliada em 1.267,00 m².

De acordo com a prefeitura, a restauração do Cinema Icaraí faz parte de um plano mais amplo de recuperação de equipamentos arquitetônicos importantes da cidade, como a Ilha da Boa Viagem e a Casa Norival de Freitas. A revitalização do prédio histórico contribuirá para a atividade cultural e o fortalecimento da identidade cultural de Niterói.

O edifício, construído nos anos 40, foi tombado em 2001 pelo município e em 2008 pelo Estado, reconhecendo sua importância histórica e cultural. Desde 2019, a Prefeitura de Niterói vem realizando estudos e trabalhando em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e outros órgãos especializados em patrimônio cultural para garantir a preservação adequada do cinema.

Posts Recentes

ABI tem candidato para melhorar imagem

Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…

20 horas atrás

Secovi Rio apresenta análises e cenários do mercado imobiliário no SOMA Day RJ

A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…

21 horas atrás

Prefeitura de Itaperuna conclui manutenção elétrica no Cristo Redentor

A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…

21 horas atrás

Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…

22 horas atrás

Ônibus da Saúde leva vacinas à população de Nova Iguaçu

A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…

22 horas atrás

Deputado quer semáforos sonoros no estado

O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…

22 horas atrás