Niterói ganha selo internacional de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela FAO

Niterói, no Leste Fluminense, é uma das oito cidades do país a receber o selo internacional de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pelo programa Tree Cities of The World, administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation.

Com o selo internacional, Niterói entra no rol de cidades que se destacam mundialmente pelo plantio e cuidado com as árvores. O reconhecimento não se restringe à quantidade de árvores plantadas e diz respeito também ao planejamento, gestão e cuidado das “florestas urbanas”.

O objetivo do selo internacional Tree Cities Of The World é conectar as cidades em uma rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para gerenciar árvores e florestas comunitárias. No total, 138 municípios de 21 países foram reconhecidos.  Assim como Niterói, 34 cidades entraram na rede pela primeira vez. No estado do Rio de Janeiro somente a capital tem o selo.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que o meio ambiente deixou de ser uma política periférica para se tornar prioridade de governo. Ele destacou, ainda, que a arborização e as áreas verdes têm uma função fundamental na qualidade de vida e na amenização do microclima urbano.

“A arborização e as áreas verdes têm uma função fundamental na qualidade de vida e na amenização do microclima urbano. Atualmente, mais de 50% do território da cidade fica dentro de áreas de preservação ambiental, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), que já conta com um plano de manejo. Este reconhecimento internacional é mais um impulso para Niterói seguir firme no caminho do desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social”, disse Axel Grael.

Requisitos do selo internacional

Niterói contabiliza mais de 70 mil mudas plantadas na cidade desde 2013. Só nos últimos dois anos, foram mais de oito mil mudas plantadas. O planejamento é que até 2024 sejam mais 7.710. Estes plantios fazem parte do programa Verdes Notáveis, é feito com espécies nativas da Mata Atlântica.

Para receber o selo internacional, Niterói teve que atender a uma série de requisitos, como uma declaração por escrito dos líderes delegando a responsabilidade pelo cuidado das árvores dentro dos limites municipais a um membro da equipe, um departamento da cidade ou um grupo de cidadãos chamado de Conselho de Árvores; possuir uma lei ou uma política oficial que rege o manejo de florestas e árvores; ter um inventário atualizado ou avaliação dos recursos arbóreos locais para que um plano eficaz de longo prazo para plantio, cuidado e remoção de árvores da cidade possa ser estabelecido; um orçamento anual dedicado para a implementação rotineira do plano de manejo de árvores, entre outros.

Posts Recentes

Prefeitura de Maricá firma parceria internacional

A Prefeitura de Maricá e o Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial do Governo Revolucionário…

10 horas atrás

Parque Madureira receberá evento gratuito no dia 30

Um dos cartões-postais mais celebrados da Zona Norte carioca, o Parque Madureira será o endereço…

11 horas atrás

Gerdau Transforma abre inscrições em Santa Cruz

A Gerdau está com inscrições abertas para o programa Gerdau Transforma, que chega ao bairro…

11 horas atrás

Economia Prateada: Oportunidades de Negócios

Por Juedir Teixeira* Nos últimos anos, a economia prateada ganhou destaque nas discussões sobre o…

11 horas atrás

Mundial de Ginástica Rítmica acontece pela primeira vez no Rio

O governador Cláudio Castro recebeu, nesta segunda-feira (18), no Palácio Laranjeiras, a comitiva do Mundial…

12 horas atrás

Volta Redonda e Barra Mansa recebem edição do CONECTA

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…

1 dia atrás