Leste Fluminense

Nittrans inicia operação especial de trânsito na orla de Niterói

A Nittrans, órgão responsável pelo trânsito de Niterói, iniciou no último fim de semana a operação especial de mobilidade dentro do Plano Verão da Prefeitura. As ações têm como foco o reforço na fiscalização e organização do trânsito nas principais regiões litorâneas da cidade durante os sábados, domingos e feriados. A operação, que contará com 60 operadores, 15 supervisores e seis agentes de trânsito por dia, se estenderá até o dia 6 de março.

A estrutura mobilizada inclui dez viaturas, cinco motopatrulhas e sete reboques para atender às demandas de fiscalização e garantir a fluidez do tráfego. O objetivo central é priorizar a segurança viária, coibir irregularidades e melhorar o acesso às praias e pontos turísticos da cidade.

Operação da Nittrans abrange seis praias

Em Camboinhas e Piratininga, haverá reforço de efetivo nas rotatórias e implantação da “onda verde semafórica” no trecho entre o DPO de Piratininga e o Itaipu Multicenter, nos horários de pico – das 9h às 14h e das 16h às 22h.

Na praia de Itaipu, a operação se concentra na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com a Avenida Central Ewerton Xavier, atuando nos mesmos horários para otimizar o fluxo de veículos.

Em Itacoatiara, a prioridade será coibir o estacionamento irregular e remover veículos estacionados em fila dupla ou bloqueando saídas de garagens. A ação contará com o apoio da Guarda Municipal.

Em Jurujuba, os agentes de trânsito atuarão para evitar o estacionamento indevido na Avenida Carlos Ermelindo Marins, especialmente nos acessos às praias de Adão e Eva e às fortificações militares. Haverá, ainda, interdição de tráfego na Estrada General Eurico Gaspar Moura, na esquina com a Travessa São Jerônimo, limitando o acesso à Fortaleza de Santa Cruz.

No bairro de São Francisco, a operação ocorrerá na saída da Avenida Franklin Roosevelt com a Avenida Quintino Bocaiuva, com orientações aos motoristas no acesso ao Túnel Raul Veiga.

O Plano Verão é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói para lidar com as características da estação, como calor intenso, aumento no fluxo de visitantes e chuvas fortes. O programa integra diversos órgãos municipais, como a Defesa Civil, Seconser, Ordem Pública, Nittrans e Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Além das ações de trânsito, o plano conta com uma estrutura avançada de monitoramento meteorológico, composta por 46 pluviômetros automáticos, 37 sirenes instaladas em 33 comunidades e um radar de alta precisão que prevê tempestades. A Defesa Civil, por sua vez, coordena 158 Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) com mais de 3,5 mil voluntários capacitados para prevenção e resposta a emergências.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

6 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

6 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

6 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

8 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

8 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás