A SLB, empresa global de tecnologia com operação em Macaé, no Norte Fluminense, vencedora do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Mudança do Clima e Eficiência Energética, tem orgulho do projeto vencedor “Por um planeta equilibrado: reduzindo as emissões de gases de efeito estufa com eficiência energética”. O projeto em ação em Macaé reúne três ações para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a geração de energia renovável.
Segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), as instalações da SLB em Macaé utilizam energia renovável desde maio de 2017, através do mercado livre de energia. Pelos cálculos da multinacional, em 2022, a iniciativa evitou a emissão de 298 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) e gerou uma economia de mais de R$ 2 milhões, representando uma redução de 25% em relação ao mercado tradicional.
Planta solar em Macaé
A empresa afirma que também instalou uma Planta Solar Fotovoltaica com capacidade de geração de 560 MWh por ano, quantidade que corresponde a 10% do consumo médio do Centro Integrado de Operações (CIO) da SLB em Macaé. Segundo a empresa, em um ano de operação, a planta evitou a emissão de 45 toneladas de CO2e, equivalente ao sequestro de carbono por 6.428 árvores, e gerou uma economia de energia de mais de 550 MWh.
“Somos uma empresa de tecnologia comprometida com a redução dos gases do efeito estufa”, afirma Luciara Queiroz, gerente de Sustentabilidade Brasil da SLB. “Investimos em energia limpa e em eficiência energética para alcançar a meta de zero emissão de GEE até 2050.”
A SLB destaca, ainda, que também substituiu a iluminação de lâmpadas a vapor por LED. A modernização resultou em uma redução de cerca de R$ 200 mil nas contas de energia em 2022, além de cerca de 50 toneladas de CO2e. Outra medida fundamental foi o engajamento dos funcionários.
Projetos sustentáveis crescem no Norte Fluminense
Presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira destaca que a região Norte do estado vive um boom de projetos em energia renovável. “O mercado de petróleo é e continuará sendo muito importante para a economia do país e da região, e a transição energética é uma agenda igualmente importante”, disse.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.