Norte Fluminense
Saúde

Câncer de Mama: cirurgia de reconstrução em Campos

Pacientes que passaram ou passarão por uma mastectomia em função do câncer de mama poderão ter acesso ao procedimento pelo SUS

Compartilhe:
17 de outubro de 2023
Câncer de Mama: cirurgia de reconstrução em Campos
A cirurgia de reconstrução da mama é opção para mulheres que lutam contra o Câncer de Mama

Mulheres que estão na luta contra o câncer de mama podem encontrar um importante apoio da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O município oferece cirurgias de reconstrução de mama pelo Sistema Único de Saúde para pacientes que passaram ou ainda passarão por uma mastectomia.

As cirurgias acontecem no Hospital Doutor Beda e no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). Para quem ainda passará pela mastectomia, o município informa que a reconstrução das mamas ocorrerá de forma simultânea, quando houver condições para isso.

Secretário de Saúde do município, Paulo Hirano destaca a iniciativa, lançada há cerca de um ano, como uma importante ação de saúde pública municipal.  “Nós estamos avançando cada vez mais na saúde e com esse programa (reconstrução mamária) a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem mais uma vez ratificar o compromisso com nossa população, especialmente com as mulheres”, disse.

Avaliação de mulheres com Câncer de Mama

Segundo o município, a realização do procedimento obedece a alguns critérios clínicos que são avaliados pela equipe médica antes da indicação da cirurgia. Segundo Bruna Araújo, diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), cerca de 70% das mulheres que têm câncer de mama realizaram a mastectomia. Em Campos, 500 pacientes passam pela mastectomia todo ano, mas nem todas têm indicação ou desejo de realizar o procedimento.

“A paciente deverá procurar o Serviço Social da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), onde ela realiza o acompanhamento, para agendamento de consulta com o oncologista, que irá avaliar a possibilidade de reconstrução ou não da mama”, informou a diretora.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.