Em seis meses, quase 200 animais silvestres já foram resgatados em Campos

Nos seis primeiros meses de 2022, a Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realizou 184 resgates de animais silvestres de diversas espécies em áreas urbanas da cidade.  As capturas foram feitas pelo Grupamento Ambiental e refletem a importância do cuidado com o descarte irregular de lixo.

De acordo com o balanço, a maior parte dos resgates de animais silvestres foi de gambás, somando 108 ao total. Segundo Ralph Matos Xavier, isso se deve ao descarte irregular de detritos em locais inapropriados, o que acaba atraindo esses animais.

“O gambá, além de se reproduzir muitas vezes ao longo do ano e de se alimentar de frutas, também procura se alimentar de restos de comida. Então, a população descartando os lixos em terrenos baldios, por exemplo, acaba atraindo não só gambás, como ratos e outras espécies”, explica.

Além do gambá, outra espécie que foi bastante encontrada em área urbana nos seis primeiros meses de 2022 foi a jiboia. A cobra, conhecida principalmente pelo tamanho, não é venenosa e costuma se alimentar de ratos e outros pequenos animais, que também são atraídos por lixo.

Ao todo, foram resgatados 1.130 animais selvagens em áreas urbanas em todo o Estado do Rio este ano. As espécies identificadas vão desde sapos a felinos como onça-pintada e puma. Os bichos são, em sua maioria, encaminhados para o Centro de Referência de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, Zona Oeste da capital.

O que fazer se encontrar animais silvestres

O servidor de Campos orienta a população a se manter calma no caso de esbarrar com algum animal silvestre. “Se a pessoa encontrar uma cobra, por exemplo, no quintal de casa, o primeiro passo é não se assustar e deixar ela quieta. Depois, acionar o nosso grupamento para que os agentes possam ir até o local e fazer a captura. A cobra, a onça-parda, ou qualquer outro animal, somente ataca caso se sinta ameaçado”, afirma Ralph.

Em caso de encontrar algum animal silvestre na área urbana da cidade, a população deve entrar em contato com o GAM pelo telefone (22) 98175-0758, informar a localização e se possível, a espécie de animal.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

17 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

17 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

17 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

19 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

19 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

19 horas atrás