O Governo do Estado do Rio de Janeiro não poupa esforços para atender as cidades do Norte Fluminense que foram atingidas pelas fortes chuvas da semana passada. As secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a de Governo realizam força-tarefa de assistência aos moradores desabrigados e desalojados. Além disso, foram liberados recursos emergenciais para compra de insumos.
Além da força-tarefa, agentes do governo também têm levado orientação técnica para o cadastramento e a concessão do benefício do Aluguel Social, como também das famílias elegíveis para receber o Cartão Recomeçar. As fortes chuvas fizeram com que as prefeituras de Carapebus e Conceição de Macabu, por exemplo, declarassem situação de emergência.
“Estamos dando toda a estrutura do Governo, nossos secretários estiveram nas cidades para ver de perto a situação e definir o plano de emergência. Estamos com maquinários, bombeiros e profissionais de diversas secretarias, desde quinta-feira, intensificando os trabalhos para que a situação seja normalizada o mais rápido possível”, explicou o governador Cláudio Castro.
O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Júlio Saraiva, que chegou quinta-feira na região, explicou os procedimentos adotados na força-tarefa.
“Estamos, neste momento, realizando o cadastro da população que foi afetada para receber o Aluguel Social e o Cartão Recomeçar. Estamos também garantindo isenção de taxas para documentação básica entre outros serviços de modo a mitigar os estragos causados pela chuva”, disse.
A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) colocou um caminhão à disposição para agilizar as entregas das doações. Até o momento foram doados mais de 600 colchões para as cidades de Carapebus e Conceição de Macabu, além de água potável.
A Fundação Leão XVIII também participa do mutirão dando suporte aos moradores com a emissão de segunda via de documentos, como carteiras de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito.
Além disso, o Detran-RJ abriu um posto de atendimento provisório em Carapebus para auxiliar a população do município na emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade para aqueles que perderam seus documentos devido à chuva. O local funciona das 10 às 17h, no espaço Estação Cultural, e não há necessidade de agendamento.
O Rio Solidário, com apoio de parceiros e da sociedade civil, está atuando como um ponto de entrega de alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza e água mineral.
A equipe de doação destinou mais de 1.500 itens para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Carapebus – como alimentos, leite em pó, água mineral, mantas, absorventes, peças de vestuário feminino e sandálias – e seguirá entregando as doações que estão sendo arrecadadas.
É possível apoiar ainda pelo link https://riosolidario.org/doe/.
O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, abriga o maior santuário do mundo…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, inicia neste sábado (23), das…
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, desenvolve ações de conscientização ambiental através…
O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…
Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…