Economia
Negócios

Macaé sedia nova rodada do Desenvolve RJ, de sexta a domingo, durante a Expo 2022

Voltado a empresários e empreendedores, Desenvolve RJ busca proporcionar capacitação e trocas entre consumidores e negócios locais.

Compartilhe:
28 de julho de 2022
Macaé sedia nova rodada do Desenvolve RJ, de sexta a domingo, durante a Expo 2022
O Desenvolve RJ acontece durante a Expo 2022, em Macaé. Crédito: Divulgação

Entre os dias 29 e 31 de julho acontece em Macaé, no Norte Fluminense, mais uma rodada do Desenvolve RJ, evento voltado para os empresários e empreendedores da região. O objetivo do Desenvolve RJ é proporcionar capacitação e trocas entre consumidores e negócios locais. A programação inclui palestras para o mercado de trabalho, ministradas por especialistas levados pelo SENAC RJ. 

O Desenvolve RJ é parte da Expo 2022, que foi aberta na última quarta-feira (27) no Parque de Exposições. O evento, que ficou sete anos suspenso, voltou em 2022 com atrações culturais, comerciais e também rurais, além da rodada do Desenvolve RJ. Este ano, estão confirmados os cantores Eli Soraes, Ferrugem, Jorge e Mateus e Chitãozinho e Xororó. O secretário de Cultura, Leandro Mussi, anunciou o palco “Arte por toda a Parte” com apresentação de artistas da cidade. 

Já o secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, exaltou os eventos gratuitos como a mini fazendinha, com animais como pônei, mini vaca, faisão, patos, ganso, que atraem para visitação tanto crianças quanto adolescentes e adultos. “O laço campista, o torneio leiteiro e as competições da raça de cavalo Campolina e da raça de gado bovino Nelore complementam a grade de entretenimento”, constatou.

A Secretaria de Saúde montou tendas para vacinação contra Covid para pessoas acima de 12 anos e Influenza. “Vamos ficar todos os dias das 13 às 20 horas vacinando contra o coronavírus e a influenza”, realçou a coordenadora de Imunização, Mariana Gulão. As tendas da saúde também englobam aferição de pressão, glicemia e distribuição de preservativos.

Outra atração da Expo é a Feira de Artesanato com cerca de 20 técnicas artesanais diferentes como amigurumi, peças de decoração com reaproveitamento de madeira, pontilhismo, luminárias de cano de PVC, bonecas de pano, souvenirs de Macaé (camisas, ímãs, canecas), entre outras.

Macaé avança na economia

A geração de doze mil vagas de emprego no ano passado e de quatro mil esse ano na cidade foram apontadas pelo prefeito Welberth Rezende como um exemplo de sucesso que levou o local a sediar o evento. 

“Vamos começar a fazer as obras do Centro de Convenções, o estádio e o ginásio estão em obras, o Terminal Cehab, estamos recuperando 70 praças, devolvendo Cras, UBS na Malvinas, obra na Ilha Leocádia, na Aroeira”, enumerou.

O prefeito anunciou também que Macaé vai abrigar uma Central de Distribuição de produção rural, que vai abranger três mil famílias. “Olhamos Macaé também como capital da agricultura, Macaé é o maior produtor de grãos do estado, 60% da produção do estado está aqui, somos o maior produtor de gado confinado. Macaé e Campos são os dois maiores rebanhos do Estado do Rio de Janeiro”, mencionou, acrescentando que investir em Macaé também como cidade do saber é uma das ações do governo.