A partir desta quinta-feira, a cidade de Casimiro de Abreu, no Norte Fluminense, passará a contar com o Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo voltado para pessoas com deficiência (PCD’s) no país. Serão oferecidas aulas de iniciação esportiva, atletismo e futsal. A cerimônia de lançamento será realizada no Ciep Ludevis Teixeira Bastos, no Distrito de Barra de São João, a partir das 9h.
Projeto gratuito voltado para pessoas com deficiência, o Paraesporte foi criado há 10 anos pelo ex-atleta Raphael Thuin. “Temos acompanhado a evolução dos assistidos e também das famílias que são atendidas pela equipe multidisciplinar do Paraesporte. O projeto, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo, tem conseguido formar atletas que já integraram a Seleção Brasileira, representando o Brasil pelo mundo inteiro”, explica Thuin.
O município de Casimiro de Abreu terá três polos do Programa. As aulas serão realizadas no Ciep José Bicudo Jardim (Casimiro de Abreu), Ciep Ludevis Teixeira Bastos (Barra de São João) e Escola Municipalizada Mataruna. Ao todo, o Paraesporte vai atender, inicialmente, cerca de 60 alunos do município.
Logo após a cerimônia de lançamento, serão realizadas competições de atletismo no Praião (corrida de velocidade e salto em distância) e no Ciep Ludevis Teixeira Bastos (arremesso de peso e arremesso de pelota).