Economia
S.Francisco de Itabapoana

Patrulha rural Protetores do Campo é lançada em São Francisco de Itabapoana

Projeto Piloto Protetores do Campo tem a missão de reduzir roubos na região rural de São Francisco de Itabapoana. Produtores serão cadastrados.

Compartilhe:
27 de junho de 2022
Patrulha rural Protetores do Campo é lançada em São Francisco de Itabapoana
Solenidade lançou a patrulha Protetores do Campo em S.Francisco de Itabapoana. Crédito: Prefeitura São Francisco de Itabapoana

Uma parceria entre o governo do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, lançou o projeto piloto de patrulha rural “Protetores do Campo”. O objetivo da iniciativa anunciada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos e o subsecretário de Estado de Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Sarmento, é promover o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas rurais do município.

Atualmente, São Francisco de Itabapoana conta com cerca de dois mil quilômetros de estradas vicinais, sendo a maioria utilizada para o escoamento da produção agrícola e pecuária. São aproximadamente três mil propriedades rurais. Segundo números da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), a criação de gado no município chega a 50 mil cabeças.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, uma equipe conjunta, formada por servidores do órgão e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), visitarão as propriedades rurais para realizar o cadastramento na patrulha Protetores do Campo.

As propriedades serão cadastras através de georreferenciamento e receberão visitas periódicas dos patrulhamentos, que também estarão em contato com os proprietários por meio de aplicativo de mensagens.

“Devido aos constantes furtos realizados, o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, junto com sua equipe, apresentou a proposta do projeto, que, com muita alegria, está se tornando realidade”, afirmou a prefeita, que destacou a importância de realizar a comunicação às autoridades policiais em caso de roubos.

De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar, 53% dos furtos em áreas rurais em todo o território fluminense estão nas regiões Norte e Noroeste, sendo que a maior parte ocorreu no município de São Francisco de Itabapoana.

O subsecretário de Estado de Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo, explicou que os policiais envolvidos passaram por treinamento e capacitação. “Do grande ao pequeno produtor, não tenho dúvidas que este projeto será um sucesso e será expandido para todo o Estado”, afirmou.

Placa de protetores do campo

Na oportunidade, a prefeita e os representantes da PM realizaram a entrega da primeira placa de identificação do programa ao produtor rural Daniel Junqueira, primeiro cadastrado no Protetores do Campo. A comitiva do Governo do Estado também entregou uma van e três quadriciclos, a serem empregados na área de atuação do 8º BPM.

A cerimônia foi realizada no estacionamento da prefeitura e contou com a presença de vereadores, secretários e assessores. Também participaram o secretário municipal de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Almyr Júnior; o secretário municipal de Agricultura e Estradas Vicinais de Italva, Bruno Guimarães; o vice-prefeito de Bom Jesus de Itabapoana, Otávio Amaral; e o presidente da Câmara Municipal de Italva, Joel Enfermeiro.