Educação
Evento

UENF anuncia primeiro Congresso de Bioética da Região Norte Fluminense, em outubro

Pesquisadores e acadêmicos da UENF debaterão temas ligados à bioética em evento 100% online, previsto para ocorrer no mês de outubro.

Compartilhe:
01 de julho de 2022
UENF anuncia primeiro Congresso de Bioética da Região Norte Fluminense, em outubro
Campus da UENF em Campos dos Goytacazes: congresso online debaterá bioética. Crédito: Divulgação

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realizará, em outubro, o primeiro Congresso de Bioética Norte Fluminense (CONBIOET). Com palestrantes de todo o Brasil, o evento 100% online discutirá os limites éticos nas decisões que envolvem a vida humana e dos animais.

O Conbioet premiará os melhores trabalhos acadêmicos e também promoverá um concurso de fotografia com o tema “Bioética & Desenvolvimento Sustentável”, com prêmios para as melhores fotos. A submissão dos resumos de trabalhos acadêmicos pode ser feita através do site do congresso. Todos os resumos aceitos serão publicados em um livro.

Um os organizadores do evento, o professor da UENF João Almeida diz que o evento contará com profissionais de renome da área. Entre eles está o professor Fermin Roland Schramm, da Fiocruz, que falará da Bioética da Proteção, teoria de grande destaque, de sua autoria. Outros abordados serão transhumanismo, abuso sexual de crianças e adolescentes, cuidados paliativos e a morte digna, vida animal e a disseminação de notícias falsas na pandemia.

Congresso de bioética é inédito

“Será o primeiro Congresso de Bioética da Região, com palestrantes de todo o Brasil, abordando várias visões da Bioética e suas várias aplicações: na saúde, na veterinária, na zootecnia, no direito, na pesquisa científica, no meio ambiente, entre outros”, disse o professor, lembrando que o Congresso é dirigido a todos aqueles que lidam com esses dilemas em seu dia a dia, como professores, enfermeiros, médicos, veterinários, biólogos e advogados.

Criado por Van Rensselaer Potter, o termo foi apresentado para o mundo em seu livro “Bioética: Ponte para o Futuro”. De acordo com os organizadores do evento, hoje o tema se encontra cada vez mais presente em várias questões do nosso dia a dia. Nos hospitais, nas decisões mais cruciais tomadas na Pandemia da Covid.

“Nos laboratórios e clínicas veterinárias quando utilizamos animais em pesquisas ou tomamos decisões de vida e morte. Quando estudamos as mudanças climáticas, as Fake News, a política indigenista, estamos falando de bioética. E quanto mais falamos desses temas, mais urgente parece ser refletirmos sobre os dilemas éticos que os permeiam”, escrevem os organizadores no site do Congresso.