A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana, registrou aumento na arrecadação de impostos municipais nos primeiro 18 meses da atual administração. Comparando os seis primeiros meses de 2022 com mesmo período do ano anterior, ocorreu um aumento de 26,76% na arrecadação. Este número é bem superior ao índice de inflação registrado em 2021, que foi de 10,06%.
Segundo a prefeitura do município, a melhora das condições gerais de atendimento, a maior agilidade na tramitação dos processos, melhora da comunicação entre Administração Pública com os contribuintes, entre outros fatores, explicam o bom resultado apresentado.
Outro fator que contou positivamente para o crescimento foi o retorno dos eventos como feiras, atividades esportivas e culturais, carnaval, além do processo de recuperação geral da economia no município. Entre outros índices, Friburgo apresentou a geração de 739 novos postos de trabalho, se classificando, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), na sexta colocação geral no ranking entre os municípios do estado do Rio de Janeiro em geração de empregos.
IPTU é destaque de arrecadação
O município também destacou o aumento na arrecadação com o IPTU, que cresceu 22,61%, e de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSqn), com salto de 27,85%. Além disso, o aumento de arrecadação na Dívida Ativa foi de 89,21%. Segundo a Prefeitura, os recursos arrecadados são revertidos em benefícios para a população. Este aumento já reflete diretamente nas ações importantes e necessárias para a melhoria da qualidade de vida da população.
Algumas das ações já executadas este ano, o município destaca, foram a contratação de profissionais para a melhoria do atendimento na área de Saúde e de profissionais para cobrir as demandas da Educação. Também estão nessa lista ações como asfaltamento e a realização de licitação para reforma de oito espaços esportivos.
A prefeitura atribui parte do resultado ao pagamento dos impostos em dia, afirmando que o contribuinte ajuda com o “verdadeiro desenvolvimento da cidade, que é aquele que melhora a vida das pessoas”. O município orienta que a população que quiser verificar sua situação fiscal procure o setor de atendimento da Secretaria de Finanças.