A Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão de Nova Friburgo, na Região Serrana, dará início, na próxima terça-feira (29), à segunda fase da implementação do sistema de processos digitais.
Após a primeira etapa, iniciada em 8 de outubro, que digitalizou as tramitações internas de documentos, a nova fase ampliará o acesso dos contribuintes ao sistema, permitindo a abertura, o acompanhamento e o envio de documentos de maneira completamente virtual. A medida visa simplificar a interação entre a população e a administração pública.
Desde o início da primeira fase, os processos administrativos da Prefeitura de Nova Friburgo passaram a ser completamente digitais, eliminando a necessidade do transporte físico de documentos entre departamentos. Agora, com a segunda fase, os cidadãos poderão abrir processos diretamente no sistema, acompanhar o andamento de suas demandas e enviar ou receber documentos sem sair de casa. Para acessar esses serviços, será necessário um cadastro no sistema eletrônico da prefeitura.
De acordo com o secretário Rodrigo França, responsável pela pasta, a digitalização visa não só a eficiência administrativa, mas também a segurança dos dados dos contribuintes. “Todas as informações, incluindo peças processuais, documentos e despachos, serão armazenadas em nuvem, garantindo acesso rápido e seguro, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),” explicou o secretário.
Nova Friburgo aposta em inovação e sustentabilidade para aprimorar serviços administrativos
A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura com a inovação e a sustentabilidade, proporcionando benefícios como maior rapidez nos processos, economia de recursos e maior transparência nas ações administrativas. Além disso, a digitalização contribui para a redução do uso de papel e otimização dos recursos públicos, alinhando-se com as práticas sustentáveis e econômicas adotadas pelas chamadas “cidades inteligentes.”
A digitalização dos processos administrativos de Nova Friburgo está regulamentada pelo Decreto nº 3.181, assinado em 25 de outubro de 2024 e publicado no Diário Oficial do município. A previsão é que, com o sucesso dessa segunda fase, mais serviços possam ser integrados ao sistema, ampliando ainda mais o acesso da população aos serviços públicos.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.