O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no próxima segunda (29), e tem como objetivo conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, reforçando as consequências que o uso do tabaco traz à saúde. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a equipe do Programa de Controle ao Tabagismo da cidade vai realizar eventos para marcar a data.
Durante o ”Domingo de Lazer”, que acontece no próximo dia 28, das 9h às 13h, na Via Expressa, em Olaria, profissionais estarão disponíveis para orientação de toda a população sobre o combate ao fumo. No município, 68 pessoas estão inscritas no Programa.
Ainda haverá a presença dos profissionais vinculados aos programas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde oferecendo orientações sobre saúde nutricional e auditiva, prevenção de violência, entre outras informações, contribuindo para a promoção da saúde dos friburguenses.
Dia Nacional de Combate ao Fumo
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco, como o cigarro, por exemplo, e esse é o maior agente dos cânceres de pulmão. Além de ser um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos.
O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer tanto em homens como em mulheres, combinados na América Latina, com cerca de 64 mil mortes. Um relatório publicado pela revista The Economist mostra que o tabaco é o risco dominante, já que é responsável por cerca de 64% do câncer de pulmão na região
Em 2022 a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como tema “Tabaco: uma ameaça ao meio ambiente”. A indústria do tabaco e o uso regular de cigarro pelos indivíduos acarretam também este outro agravante: prejuízo à natureza. Segundo a OMS, cerca de 600 mil árvores são cortadas para a produção do cigarro. Um estrago para o meio ambiente e a vida saudável de todas as pessoas.
Criado em 1986, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.