A festa contará com atrações para a criançada. Crédito: Divulgação
Em sua sétima edição, a Festa do Morango com Chocolate volta em outubro à cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana. Entre os dias 12 e 16, o evento realizado em parceria com os produtores locais, promete levar uma experiência gastronômica sensorial para o Country Clube. O ingresso para o festival custa R$ 5. Esta é a retomada do evento após a pandemia da Covid-19. Segundo Edson Almeida, diretor da Teia de Eventos, organizadora do festival, a festa contará com infraestrutura, conforto e segurança oferecidos pelo local.
“Vamos ter ainda opções de atividades para toda a família, com recreação infantil, aulas de culinárias e também de arranjo floral, entre outros, já que, junto com o festival, acontece também a Festa das Flores. A região é conhecida também pela sua diversidade de atrativos culturais, turísticos e naturais, o que com certeza vai complementar a experiência do turista na cidade”, explica.
Nova Friburgo é a maior produtora de morango do estado do Rio de Janeiro e conta com cerca de 50 produtores. Só no ano de 2021, foram mais de 1200 toneladas. A atividade ganhou força e organização a partir de 2009, quando foi fundada a Amorango, Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo. Hoje, a maior parte da produção está concentrada no distrito de Campo do Coelho, com cultivo feito em estufas de forma suspensa do solo. Alguns espaços permitem visitação e se tornaram ponto de parada obrigatório para turistas e visitantes, fomentando o turismo na região.
A fruta, combinada com o chocolate (tema do festival), é matéria prima para a produção gastronômica local, a partir do preparo de tortas, geleias, espetinhos da fruta banhados e até a famosa coxinha de chocolate. De acordo com a organização do evento, tudo isso poderá ser desfrutado ao longo de cinco dias do festival, que contará ainda com recreação infantil e programações culturais.
Durante o evento, acontece uma grande exposição, com workshop e venda de flores, já que a região também se destaca entre os maiores produtores do país. São mais de 180 produtores, que no ano de 2021 comercializaram em torno de três milhões e quinhentos mil maços. Astromelia, Crisâmtemo, Rosa, Tango, Aster, Lisianthus e Gypsophila concentram os maiores volumes de produção.
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…