Economia
Moda íntima

Nova Friburgo quer ser tendência em criação de moda íntima

O município de Nova Friburgo, na região serrana, pretende se firmar como criador de tendências na área de roupas íntimas no estado do Rio

Compartilhe:
27 de novembro de 2023
Vinicius
Nova Friburgo quer ser tendência em criação de moda íntima
Fevest 2024, em Nova Friburgo, continuará tendo apoio da Firjan. Foto: Firjan

O município de Nova Friburgo, na região serrana, pretende se firmar como criador de tendência de roupa íntima. Essa é uma das premissas da Fevest 2024, que será realizada entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, no Nova Friburgo Country Clube. Apoiada pela Federação das Indústrias do Estado (Firjan), desde a sua primeira edição há 32 anos, a feira vai reunir moda, sustentabilidade, tecnologia e beleza, trazendo novos conceitos para lançar tendências para o setor em todo o Brasil.

Gustavo Moraes, presidente do Sindvest Nova Friburgo, ressaltou que a edição deste ano foi um momento de grande virada para o segmento e reforçou que a nova edição vai seguir no formato B2B, com foco na criação de tendências.

“Mais sucesso, mais inovação, mais tendências, mais expositores. Vamos trazer um espaço de exposição ampliado, que vai superar todas as expectativas e gerar ainda mais negócios”, ressaltou.

Feira em Nova Friburgo busca internacionalização

Moraes disse ainda que e a próxima edição da tradicional feira da cidade serrana buscará projetos para internacionalização do evento, através de novas parcerias.

“A Fevest é uma grande vitrine para indústria do setor, onde podemos mostrar para o país e para o mundo, tudo o que produzimos aqui”, disse Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense.

De acordo com o Sindvest Nova Friburgo, a região possui cerca de 2.800 fábricas de lingerie, produzindo cerca de 336 milhões de peças por ano. Esse número representa aproximadamente 36% da produção nacional de lingerie, moda praia e fitness, e gera em torno de 28 mil empregos diretos e indiretos.

“Não tenho dúvidas de que vamos continuar alcançando êxito na produção e levando o nome de Nova Friburgo aos quatro cantos do país, onde muitas pessoas serão atraídas e engajadas com todo o material gerado aqui”, completou o prefeito Johnny Maycon.

A edição de 2023 recebeu mais de quatro mil compradores de dezessete estados do país, segundo informações do sindicato. Entre os estados que marcaram presença, além do Rio de Janeiro, estão: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Empresa amiga da mulher

Durante o evento de lançamento da Fevest 2024, realizado na quinta-feira (23), representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Secretaria da Mulher apresentaram o “Selo Empresa Amiga da Mulher”, criado por meio da Lei n° 9.173, de 07/01/2021, que será conferido anualmente às empresas que, comprovadamente, contribuírem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até 10 de dezembro e a premiação será em março.

“Haverá três categorias de selo, de acordo com o engajamento das empresas em iniciativas que contribuam para a integridade física, emocional e a dignidade das mulheres. É essencial divulgar informações sobre dispositivos legais que tratam da violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha”, disse Heloisa Aguiar, Secretária da Mulher.

Carla Pinheiro, presidente do Conselho Empresarial Firjan de Mulheres, destacou que “é um programa de grande magnitude, pois somente combatendo a violência de gênero será possível promover uma sociedade mais justa e igualitária”.

Um levantamento feito pela Firjan mostra que Nova Friburgo tem cerca de 46% de mulheres trabalhando no setor industrial. Desse número, 80% são trabalhadoras do polo de moda íntima, indo na contramão do Brasil, onde as mulheres representam apenas 24,9% dos trabalhadores da indústria.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.