O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, abriu o primeiro parque voltado especificamente para atender a cães de estimação, espaço onde os donos podem passear com seus pets. O espaço de 700 metros quadrados, que fica na Avenida Doutor Mário Guimarães, na altura das ruas Aguiar Dias e Monteiro Lobato, no Bairro da Luz, foi criado para que os animais de estimação possam brincar, socializar e desenvolver suas habilidades.
O local conta com brinquedos de uso exclusivo para cães, além de bancos em formato de osso e um banco instagramável, que irá garantir fotos dos pets junto aos seus tutores. Com isso, o “ParCão”, como é chamado, promete ser um grande point de diversão e cenário para diversas publicações nas redes sociais daqueles que amam passear com seus animais de estimação.
O projeto é das secretarias municipais de Infraestrutura (SEMIF) e de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR). Um horto da região se disponibilizou a cuidar da arborização da praça, levando mais conforto e bem estar aos usuários.
Parque em Nova Iguaçu tem equipamentos para banho
O espaço ainda possui um playground, brinquedos em círculo, um circuito de salto ajustável de acordo com o porte do animal, além de um bebedouro especial para que os pets possam se hidratar.
“O equipamento conta também com uma área de convivência de pergolado, com bancos e mesas, que poderá receber eventos e até mesmo campanhas de vacinação e adoção de animais, por exemplo”, comentou a arquiteta da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Nova Iguaçu, Marina Gouveia.
Para o uso do ParCão, foram estabelecidas algumas determinações, como: o tutor deve conduzir o animal até a entrada com guia e coleira, ao entrar, fechar o portão, é obrigatória a coleta de fezes do bichinho, basta trazer um saco plástico e depositar em lixeira adequada, o tutor deve estar por perto do animal. Também não é permitida a entrada de fêmeas no cio, assim como o abandono dos animais, e cães de grande porte devem entrar com o uso de focinheira, entre outros.