A população de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ganhou um novo espaço para a prática de esportes. O Sesc-RJ inaugurou, na terça-feira (27), a Arena Sesc+ Esporte, um novo complexo esportivo totalmente reformado. A cerimônia contou a presença de jovens e idosos que praticam atividades físicas em unidades do Sesc na região e de personalidades ilustres do esporte, como os multicampeões do vôlei Bernardinho e Giovane Gávio, e Patrícia Amorim, ex-nadadora e dirigente esportiva.
A inauguração da quadra contou com oficinas de diversas modalidades. Entre elas, vôlei, vôlei de praia, basquete 3×3, e futmesa e foot table. Oficinas de judô, taekwondo, karatê, esporte master, circuito funcional, spinning, ritmos, ginástica e pilates completaram a programação.
O presidente do Sistema Fecomércio e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Júnior, destacou a importância do esporte para transformar a vida das pessoas. “Com esse espaço em Nova Iguaçu queremos contribuir com a transformação da vida de milhares de jovens, que podem se inspirar na trajetória de vida e profissional do Bernardinho, do Giovane Gávio e da Patrícia Amorim, que estão sempre conosco nesse trabalho de oferecer qualidade de vida através do esporte”, disse.
A cerimônia também contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais do estado e da Baixada Fluminense, como a secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes; os presidentes dos sindicatos varejistas de Nova Iguaçu e São João de Meriti, Antonio Alpino e Sérgio Claro, respectivamente; e o secretário municipal de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Fernandinho Moquetá.
Espaço reformado em Nova Iguaçu
Segundo o Sesc, a nova unidade tem 44 mil m² e passou por uma reforma para receber crianças, jovens, adultos e idosos que utilizavam o local para a pratica de diversas modalidades esportivas. O projeto de modernização incluiu a recuperação das quatro quadras poliesportivas, com novas superfícies de jogos e nova iluminação.
“O trabalho foi realizado com o cuidado de preservar as características originais do espaço, que foi projetado, assim como toda a unidade, pelos premiados arquitetos uruguaio Hector Vigliecca e italiano Bruno Padovano, em 1985”, explica o Sesc. O trabalho rendeu aos projetistas o prêmio internacional da Fundació Mies Van der Rohe, considerada uma das mais importantes distinções mundiais do gênero.
Com a reforma, a expectativa do Sesc Nova Iguaçu é receber alunos nas aulas regulares de basquete, vôlei, futsal e handebol, dentre outras, além de praticantes na utilização livre aos fins de semana. O complexo também abrigará o projeto Sesc+ Esporte que oferece uma série de atividades no contraturno escolar para crianças entre 7 a 17 anos.