Segurança em Nova Iguaçu será contemplada com recursos do orçamento estadual
A construção de um complexo de segurança em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com a construção de três unidades vinculadas à Polícia Militar, foi incluída no orçamento de 2024, aprovado pelo governador Cláudio Castro (PL). Isso foi possível por meio de emendas de prioridade apresentadas pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP), estão incorporadas ao orçamento a construção de um batalhão da PM, um hospital e um Grupamento Aeromóvel (GAM) no município da Baixada.
Membro da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Carlinhos BNH justifica a necessidade de implantação de um batalhão da PM e de uma base do GAM porque Nova Iguaçu, apesar de ser o quarto município mais populoso do estado, não dispõe de um batalhão próprio.
Além disso, embora seja considerada popularmente como a “capital da Baixada Fluminense”, Nova Iguaçu é a única cidade da região que não tem seu próprio batalhão de Polícia Militar. O que já teve se foi com a emancipação de Mesquita, em 1999.
Segundo o parlamentar, batalhão e GAM em Nova Iguaçu poderão trabalhar em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Baixada Fluminense, reforçando ainda mais o policiamento ostensivo.
“A população de Nova Iguaçu sofre com o avanço da criminalidade. A implantação de um complexo de segurança no município é uma forma efetiva de combater a violência e proporcionar mais segurança para as famílias e comerciantes”, argumenta o deputado Carlinhos BNH.
Já a construção do Hospital da Polícia Militar no município busca proporcionar atendimento na própria Baixada, como também socorro a oriundos da Zona Oeste da capital fluminense e até interior, acredita Carlinhos BNH, desafogando os hospitais da PM do Centro e de Niterói.
Dentre as emendas de prioridade que o deputado também conseguiu aprovar junto ao orçamento estadual de 2024 o aumento da frota de motos da Polícia Militar e a blindagem completa das viaturas, atualmente apenas os vidros são blindados.
Cerca de 80% dos assaltos são praticados com o uso de motocicletas. O aumento do número de motos nos batalhões de todas as regiões do Estado vai garantir maior agilidade e rapidez para deslocamentos e abordagens, justifica Carlinhos BNH.
“As motos são ferramentas importantes para o policiamento preventivo, principalmente em situações que necessitam de deslocamento emergencial. E a blindagem completa das viaturas pode ajudar a reduzir as mortes de policiais em serviço. Vou continuar trabalhando junto ao governador para melhorarmos cada vez mais as condições de trabalho e segurança dos policiais”, conclui o deputado Carlinhos BNH.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…
*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…
Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…
A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…
A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…