No Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado no fim de julho, a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, sediou o lançamento de um novo glossário em Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para temas ambientais.
A publicação inovadora é fruto de uma parceria entre a ONG Guardiões do Mar, o Ateliê do Encontro e a Escola de Inclusão da UFF. O glossário integra o Projeto UÇÁ, que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
O novo glossário, disponibilizado em formato de e-book, foi organizado pelo Coletivo Criativo Acessível – Ateliê do Encontro. Este é o primeiro de uma série de três e-books que abordarão temáticas socioambientais, todas alinhadas com os projetos realizados pela ONG Guardiões do Mar.
A iniciativa visa não apenas disseminar conhecimento, mas também promover a inclusão e a participação ativa da comunidade surda em discussões e projetos relacionados ao meio ambiente.
Aline Angel, facilitadora do Ateliê do Encontro, destacou a importância dos glossários em Libras para a comunidade surda. “Organizar e criar glossários em Libras são metodologias bastante utilizadas por pesquisadores e atuantes na comunidade surda, pois são materiais de muita eficiência para a propagação, aprendizado e pesquisa da Língua Brasileira de Sinais”, conta a facilitadora do Ateliê do Encontro Aline Angel.
O Projeto UÇÁ é reconhecido por seu impacto ambiental significativo, tendo retirado aproximadamente 60 toneladas de resíduos dos manguezais e ecossistemas marinhos da Baía de Guanabara na última década. Desde 2012, o projeto restaurou 18,2 hectares com o plantio de 64.500 mudas de mangue e planeja restaurar mais 20 hectares na Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim.
Novo glossário está disponível em site de ONG
O e-book “Acessível Bilíngue: Libras/Língua Portuguesa – Manguezal” está disponível no site da ONG Guardiões do Mar. Mais informações sobre o Projeto UÇÁ podem ser encontradas nas redes sociais, no Facebook e Instagram.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.