O novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), José Domingo Bouzon, concedeu uma entrevista exclusiva para o Conexão Fluminense e falou sobre como a associação planeja atrair investimentos e novos empreendimentos hoteleiros para o Rio de Janeiro.
Eleito no último dia 17 de junho, em uma sessão realizada na ABIH-RJ, Bouzon enfatizou a “revolução silenciosa” no setor desde 2020, com a criação das 12 zonas turísticas fluminenses e a promoção robusta do turismo estadual. Esses esforços, segundo ele, abrem uma janela de oportunidades para investidores, gerando empregos e impulsionando o crescimento do setor hoteleiro.
“Nosso Estado registrou uma revolução silenciosa no setor de turismo a partir de 2020, com a implementação das 12 zonas turísticas fluminenses. Estabelecidas pelo governo estadual, elas vêm sendo trabalhadas de forma sistemática e contínua. Podemos acrescentar a divulgação do turismo da capital e do interior de maneira robusta pelo poder público. Essa promoção do destino Rio de Janeiro abre uma janela de oportunidade de médio e longo prazo que pode atrair a atenção de investidores. O aumento da demanda de forma consistente gerará mais emprego tanto nos hotéis existentes quanto na construção de novos empreendimentos”, disse José Domingo Bouzon.
Entre os principais desafios, o novo presidente da ABIH-RJ mencionou a concorrência desleal das plataformas de locação por temporada, o que poderia ser agravado pela atual proposta da Lei Geral do Turismo. “ Temos que reforçar nossa atuação como entidade, abordando políticos para mostrar o quanto nosso pleito é legítimo. Tudo o que queremos é igualdade de regras, tanto tributária, com a cobrança de impostos sobre as locações feitas por intermédio de plataformas, quanto de regulamentação, como regras rigorosas de cadastro de hóspedes, empregados, prestadores de serviços e normas de segurança”, ressalta.
Bouzon ainda destaca que outro ponto de atenção é a legalização de cassinos, que pode impactar negativamente o setor, se não for bem regulamentada.”Se for obrigatório a construção de complexos reunindo cassinos, restaurantes, casas de espetáculos e hotéis ou a instalação de cassinos em embarcações, não haverá benefícios na geração de emprego, porque a concentração em grandes empreendimentos prejudicará enormemente toda estrutura de entretenimento existente, desde bares, restaurantes, casas de shows e hotéis. Precisamos seguir modelos como o de Estoril, em Portugal, onde os hotéis atendem o público dos cassinos, gerando renda e postos de trabalho. A concentração é muito prejudicial e no somatório teremos menos empregos disponíveis”, acrescenta.
Por fim, ele ainda citou o desafio de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil. “Também temos que trabalhar para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil, estagnado entre 5 e 6 milhões de pessoas por ano. Para tal, é preciso aumentar a promoção do nosso país no exterior, criando o desejo de as pessoas virem visitar no Rio, além de incrementar o número de voos internacionais”, conta Bouzon.
A modernização é uma prioridade, com planos de implementar novas tecnologias para reservas e gestão hoteleira, além de personalizar a experiência dos hóspedes. Em termos de sustentabilidade, Bouzon destacou a importância de práticas eco-friendly, que já estão sendo adotadas em vários empreendimentos no Estado.
Segundo José Domingo Bouzon, a colaboração com as prefeituras e secretarias de turismo tem sido fundamental para a promoção dos destinos turísticos. Eventos como Procaps e PROENHs têm sido cruciais para a capacitação dos profissionais do setor, garantindo um alto padrão de atendimento. A associação continuará a fomentar cursos e treinamentos, em parceria com o HotéisRIO.
O novo presidente da ABIH-RJ contou que está investindo em marketing digital para aumentar a visibilidade dos hotéis e destinos turísticos. Bouzon destacou a importância de uma estratégia digital integrada, com o uso de ferramentas de análise de dados e gestão de plataformas. Para combater a sazonalidade, a associação busca criar um calendário robusto de eventos, mantendo a ocupação hoteleira ao longo do ano.
“Foram mais de 28 eventos, entre eles Procaps, PROENHs e roadshows, como o ‘Experiência Rio de Janeiro’, e 90 reuniões com representantes do setor e de órgãos públicos. Estamos comprometidos em continuar colaborando estreitamente com as prefeituras, por meio das secretarias de turismo, para promover os destinos turísticos de maneira mais eficaz e aumentar a visibilidade, usando intensivamente as plataformas de mídias sociais e ferramentas de marketing digital. Para isso, propomos a criação de uma cartilha com dicas importantes para a promoção do destino, abordando aspectos como hospitalidade, infraestrutura, eventos locais e marketing turístico, para criar o desejo ao turista de conhecer o destino. Essas ações irão fortalecer a colaboração entre a ABIH-RJ e as administrações municipais, para o crescimento do número de turistas no curto e médio prazo”, explica.
Eventos internacionais são vistos como uma grande oportunidade de promoção para o Rio de Janeiro. Bouzon acredita que, além de eventos pontuais, é crucial estabelecer um calendário consistente para sustentar o turismo e a economia local. “Os gestores comerciais da hotelaria precisam tomar conhecimento desses eventos de forma antecipada para traçar estratégias de vendas visando atender melhor os clientes. No entanto, não bastam esses eventos, é necessário construir um calendário consistente e continuado, que mantenha a atividade hoteleira de forma regular”, disse o novo presidente da ABIH-RJ.
Com uma visão voltada para inovação, parcerias estratégicas e sustentabilidade, a ABIH-RJ, sob a liderança de José Domingo Bouzon, está se preparando para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o setor hoteleiro do Rio de Janeiro oferece. A expectativa é de que essas iniciativas ajudem a fortalecer o turismo e a economia local nos próximos anos.
José Domingo Bouzon nasceu na Espanha, em uma aldeia na Galícia chamada Salvaterra de Minho, na divisa com Portugal. É engenheiro civil formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem mestrado em Engenharia Industrial e Análise de Investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui sólida experiência no segmento de hospedagem, com habilidades em negociação, planejamento estratégico, administração e estratégias de negócios. Atuou de 1986 a 2000 no mercado financeiro e em 2002 adquiriu, junto com seu pai, o antigo Hotel Castro Alves, da Hotéis Othon. E não parou mais: em 2006 comprou com outros sócios o antigo Hotel Trocadero da Hotéis Othon, transformado em Arena Copacabana Hotel. É diretor do Arena Hotéis e foi vice-presidente da ABIH-RJ.
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