Agenda Gilsse Campos
Agenda Gilsse Campos
Coluna

O copa tem 100 anos

“É assim que a minha banda toca…”

Compartilhe:
11 de fevereiro de 2026
O copa tem 100 anos

O luxo hoje em dia não é ter: é sentir. Em inglês, chama-se NOWism , ou seja, focar no agora, viver momentos únicos, fugir do consumo de coisas materiais. E com essa cabeça, vale ir para o Brunch indescritível da Pérgula do Copa. E como o luxo agora é sentir, fiquei curtindo estar no mesmo espaço do gênio Albert Einstein que lá fazia as refeições em 1925.

O bufê do Copacabana Palace entrega as massas artesanais, sorvetes e pães feitos no próprio hotel, além de saladas, patês e pastas e quiches e cuscuz e salmão, ovas de salmão e ceviches. Os pratos quentes de creme de feijão, farofa de bacon, costelinhas de cordeiro, cavaquinhas, bifes de ancho, risoto de costela, peixes e camarões empanados com molho de mel.

Diferente de um objeto que se desgasta, o NOWism sugere que a felicidade não está em comprar algo, mas na experiência que cria uma “riqueza invisível” que ninguém pode tirar de você.


Chuva e lágrimas com a Imperatriz

Quem assistiu, jamais esquecerá o ensaio técnico da Imperatriz Leopoldinense no Sambódromo no domingo antes do carnaval. O temporal desabou forte em cima da escola e a água se acumulava na pista e o vento levava a chuva para dentro dos camarotes. E o lindíssimo samba que homenageia Ney Matogrosso foi cantado por todos como se fosse muito natural misturar lágrimas de emoção com as águas do temporal.

As fotos abaixo mostram a pista molhada, todos tentando se proteger da chuva, com capas de plástico que começaram a ser vendidas do lado de fora do sambódromo. Em qualquer outro lugar, o ensaio teria sido desmarcado. Mas, o nosso carnaval é uma agenda preparada por muita gente durante um ano inteiro e a Imperatriz precisava confirmar a sua posição. E confirmou que o Mestre Lolo e sua Bateria podem ganhar o Estandarte de Ouro. E provaram que a Rainha Iza honrou a nação Leopoldinense. A Escola veio para ganhar o carnaval. O meu amigo Ney é pé quente e o enredo SE JOGA NA FESTA nos dá alguma orientação para escaparmos de qualquer baixo astral.


O produtor e diretor Fernando Bicudo que foi Diretor do Teatro Municipal do Rio, Vice Presidente da Academia de Música do Rio de Janeiro e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira é pessoa importante na Cultura do nosso Estado.

Hoje, ele mora em Búzios, no seu Sítio Pouso do Gavião, onde continua a agitar o mundo cultural e fez a grande feijoada de Abertura do Carnaval de Búzios. O Chef Cesar Batista é sempre super elogiado e o carnaval promete ser alto astral com Nando Prioli, Milton Carvalho, Henrique Salamanca.


Quando eu e Fernando Barbosa Lima começamos o Programa Sem Censura na TVE, em 1985, o Sambódromo estava recém-inaugurado e os meus primeiros convidados foram o governador Leonel Brizola e o seu vice, o professor Darcy Ribeiro.

O assunto era sempre educação e os projetos para a então batizada Passarela do Samba. E sempre junto com eles, estava Tania Fayal, militante política e ativista cultural, pessoa que sempre admirei porque teve papel de destaque no acompanhamento do trabalho desses dois políticos inesquecíveis.

E agora encontro, no Sambódromo, a filha e a neta de Tânia Fayal: Teresa e Helena. Ambas merecem todas as homenagens.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Quer contribuir para o giro e sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para gilssecampos@gmail.com.

/* */