Nas entrelinhas da notícia

O que é mais forte que o Supremo?

*Por Professor Hélvio Costa

Não conheço a autoria desta narrativa. Recordo-me apenas da história ouvida na minha infância sobre uma criança que recebe um doce de seu padrinho. No entanto, o doce é muito duro e a criança solicita ao sol, que é muito forte, para derretê-lo. O sol responde: “Não posso, pois mais forte do que eu, é a nuvem que me cobre.”

O garoto então questiona a nuvem: “Nuvem, você é tão poderosa que consegue cobrir o sol. Poderia derreter o doce que meu padrinho me deu?” A nuvem responde: “Não, mas forte é o vento que me sopra”.

Decidido agora pede ao vento que sopra a nuvem, que derreta o doce que seu padrinho lhe dera.
O Vento responde que mais forte é a parede que lhe para, a parede responde que mais forte é o rato que lhe rói a sua base, o rato diz que mais forte é o gato o gato diz que é o cachorro e o cachorro lembra do forte homem e o homem sensato lembre de Deus.

Sim mais forte que o Supremo é Deus que não precisa mover nem mesmo um fio de cabelo para mudar o rumo da história, basta o passar do tempo.

O tempo opera a justiça do de Deus pois passa tanto para o justo quanto para o ímpio, daí podemos concluir que não existe mal que dure para sempre.

Fomos chamados de “213 milhões de pequenos tiranos soberanos” e ouvimos a afirmativa de que “soberano é o direito brasileiro”. Essa afirmativa vai contra tudo aquilo que esta defeso em nossa constituição. O direito não é soberano, soberano é o povo que por seus indivíduos de forma democrática escolhem seus governantes de acordo com suas ideologias também defesas na mesma constituição.

Os tiranos, soberbos passam e não deixam saudade, mas o paradoxo está ai, eles sabem que hão de passar e mesmo assim insistem em oprimir, quando na verdade deveriam trazer a justiça dizer o direito do fraco. Uma geração perversa vai, todos passam.

O que faz lembrar a letra da canção Roda de Gilberto Gil e João Augusto: …Se morre o rico e o pobre, enterre o rico e eu, quero ver quem que separa o pó do rico do meu. Se lá embaixo há igualdade, aqui em cima há de haver, quem quer ser mais do que é um dia há de sofrer.

Parafraseando a letra poderia dizer, se morre um tirano e alguém do povo enterrem os dois e quero ver quem separa depois.

De fato, Deus é mais poderoso, pois dá vida ao indivíduo é o individuo faz com a vida o que bem quer se para o bem o para o mal, a escolha é de cada um. Porém se livremente escolher criticar, questionar, duvidar das instituições e poderes da república for ser tirano, sim eu sou tirano.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Compartilhar
Publicado Por
vipalermo

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

2 segundos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

15 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás