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Coluna

O Rei e o Sábio

Uma fábula que pode ser utilizada para definir prioridades no ambiente empresarial e melhorar a experiência do cliente

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28 de outubro de 2025
O Rei e o Sábio
A história do Rei e do Sábio projeta a escolha por prioridades na empresa.

Por Juedir Teixeira*

Faz muitos anos que ouvi uma história, a qual passei a usar como filosofia de vida e confesso a você que realmente mudou a minha vida para melhor. Espero sinceramente que a história que vou contar sirva para você também mudar a sua filosofia de vida e possa contribuir de alguma forma para você tornar-se uma pessoa ainda mais feliz.

A história é a seguinte:

Um determinado Rei que como uma majestade tinha de tudo, poder, dinheiro, mulheres, amigos e muitas outras coisas, porém, vivia angustiado procurando resposta para três perguntas básicas: Qual a pessoa mais importante na sua vida? Qual era o momento mais importante para ele? E qual deveria ser a maior prioridade da sua vida?

Se nós que somos simples mortais sempre nos deparamos em busca de respostas para as perguntas acima imaginem um Rei?

Um determinado dia o Rei da nossa história tomou conhecimento de que numa província distante havia um sábio que tinha respostas para todas as perguntas. Então o Rei chamou o seu súdito de confiança e mandou ir até o sábio em busca das respostas que tanto procurava.

Ao chegar na casa do sábio, o súdito encontrou um homem de meia idade sentado numa confortável cadeira, olhando para o infinito e desfrutando da mais plena tranquilidade, quando então, o súdito dirigiu-se ao sábio e contou a angustia do seu chefe em busca das respostas para as perguntas:

• Qual a pessoa mais importante na sua vida?
• Qual era o momento mais importante para ele?
• E qual deveria ser a maior prioridade da sua vida?

O sábio pensou, refletiu, olhou para o súdito e disse, anota aí: Você diz para o Rei que a pessoa mais importante da sua vida é aquela que estiver a sua frente com a qual ele estiver conservando no momento. Que o momento mais importante da vida dele é o momento exato em que estiver conversando com a pessoa que estiver a sua frente. E que a maior prioridade da sua vida é fazer aquela pessoa que estiver a sua frente feliz.

Agora que você já refletiu de como usar esta história na sua vida, vamos transportá-la para a sua empresa:

Quem é a pessoa mais importante para a sua empresa? Com toda a certeza é o seu cliente. Qual o momento mais importante para o seu cliente? É o exato momento em que ele entra na sua loja e é abordado pelo vendedor. E qual deve ser a sua maior prioridade? A maior prioridade é fazer o seu cliente feliz.

Cliente feliz é cliente fidelizado, que retorna a sua loja e conta para todo mundo que a sua loja é a melhor do segmento e quando pensa em comprar um produto da sua linha de comercialização pensa somente na sua empresa.


Juedir Teixeira é CEO da JTB Consultoria e Presidente do Conselho de Varejo da ACRJ

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