Nova plataforma reúne informações para orientar decisões de empresários e gestores públicos no Estado do Rio de Janeiro. (Foto de banco de imagens)
Está no ar o Observatório Firjan, uma nova iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) voltada para o apoio ao planejamento estratégico de empresários e gestores públicos. A plataforma digital reúne dados, análises, tendências e propostas, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisões baseadas em inteligência e evidências.
Dividido em quatro grandes áreas — Inteligência de Dados, Inteligência Competitiva, Prospectiva e Tendências —, o Observatório é uma nova frente de trabalho da federação que busca fortalecer a competitividade do setor produtivo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade fluminense.
“O Observatório passa a ser a vitrine dos estudos e de todo o conhecimento produzido pela Firjan”, afirma Cristiane Alves, gerente-geral de Desenvolvimento e Inovação Empresarial da entidade.
A plataforma oferece painéis interativos que permitem uma rápida e prática consulta de informações, além de estudos com recortes econômicos, tanto conjunturais quanto estruturais. Também estão disponíveis análises sobre possíveis futuros e inovações tecnológicas, através das soluções “Macrotendências de Futuros” e “Rotas Tecnológicas”.
A proposta da Firjan é transformar o Observatório em um hub de inteligência estratégica, capaz de orientar decisões com base em dados qualificados. Os conteúdos são direcionados a empresários, tomadores de decisão do setor público, pesquisadores, jornalistas e demais interessados em compreender a dinâmica econômica e industrial do Estado do Rio de Janeiro. O acesso ao Observatório é gratuito e está disponível online. A plataforma pode ser acessada pelo link.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A rede de pizzarias Forneria Carioca abriu sua nova unidade na Zona Oeste do Rio.…
O Estado do Rio de Janeiro contabilizou 329.001 inscritos confirmados para o Exame Nacional do…
Por Nelson Lopes Veio de Brasília, a ordem que vetou a nomeação de Eduardo Bolsonaro…
Comerciantes da cidade do Rio de Janeiro esperam crescimento de 1,5% nas vendas para o…
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro confirmou, na…
O terceiro dia do Sebrae Rio Summit teve como foco central a educação financeira, tema…