Meio Ambiente

“Oceano e Mudanças Climáticas” é tema de seminário na capital

O Rio de Janeiro vai receber os maiores especialistas e acadêmicos em Ciências Oceânicas do Brasil e do cenário internacional para participarem do seminário “Oceano e Mudanças Climáticas”. O evento acontece nos dias 21 e 22 de maio, no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo, e é gratuito.

Promovido pelo recém criado Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO), o evento tem o objetivo de trazer a discussão sobre a importância dos oceanos no combate à crise climática e suas consequências extremas como as que temos visto no Rio Grande do Sul, em outras regiões do Brasil e no mundo. “É um evento que visa colocar o oceano como uma questão a ser discutida no âmbito das crises climáticas que temos visto no Brasil e no mundo. A origem de muitos desses problemas está no oceano e a sociedade não tem essa consciência”, assinala o professor Segen Estefen, diretor-geral do INPO.

O seminário “Oceano e Mudanças Climáticas” terá transmissão ao vivo

O seminário, que terá  transmissão online, reunirá cientistas, especialistas, empresários e gestores com o objetivo de discutir, definir e propor ações de cunho técnico-científico, capazes de identificar e balizar opções de adaptação às mudanças do clima no Brasil, pelo viés das Ciências Oceânicas. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita pelo site do INPO.

Serão abordados os temas “Oceano e Clima”, “Observação Oceânica”, “Biodiversidade, Ecossistemas e Clima”, “Pesca e Aquicultura”, “Planejamento Espacial Marinho”, “Inovação em Instrumentação Oceanográfica”, e “Transição Energética”.

Entre os palestrantes internacionais, estão a Dra. Maria Hood, do Mercator Ocean, que falará sobre Previsões Oceânicas; o Dr. Detlef Stammer, do World Climate Research Program, que palestrará sobre as Pesquisas Climáticas; e o Dr. Wenju Cai, do Qingdao National Laboratory for Marine Science and Technology, que falará sobre o El Niño.

O Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) tem como objetivo geral promover as ciências do mar de forma integrada e transdisciplinar, permitindo o enfrentamento dos desafios nacionais nessa área, em distintas escalas, bem como provendo o embasamento técnico para a implementação de políticas públicas que beneficiem a sociedade brasileira e a ampliação do papel do Brasil no cenário internacional, em prol de um oceano sustentável.

SERVIÇO

Evento: Seminário “Oceano e Mudanças Climáticas
Data: 21 e 22 maio de 2024
Local: Hotel Windsor Flórida – R. Ferreira Viana, 81 – Flamengo


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

8 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

9 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

9 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

11 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

11 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

11 horas atrás