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Olimpíada de Matemática movimenta escolas de Quissamã

Estudantes da rede municipal do 6º ao 9º ano realizam prova em quatro unidades escolares; segunda fase será em outubro.

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05 de junho de 2025
Sara Oliveira
Olimpíada de Matemática movimenta escolas de Quissamã
Avaliação nacional busca incentivar o raciocínio lógico e revelar novos talentos na matemática. (Foto: Divulgação)

Mais de mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quissamã participaram, nesta terça-feira (03), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A aplicação da prova aconteceu simultaneamente em quatro unidades escolares do município: Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina), Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), Professora Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Ciep Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva (Caxias).

Com duração de duas horas e meia, a prova contou com 20 questões objetivas que desafiaram os estudantes a aplicar conhecimentos matemáticos em situações-problema. Em todo o Brasil, mais de 18,6 milhões de alunos participaram da primeira etapa da competição. A segunda fase está prevista para o mês de outubro, com a participação dos alunos classificados nesta etapa inicial.

O secretário municipal de Educação, José Henrique Abreu, destacou a relevância da iniciativa para a formação dos estudantes. “A OBMEP é uma excelente oportunidade para nossos estudantes desenvolverem o raciocínio lógico e o interesse pela matemática. É gratificante ver o engajamento e a dedicação de cada um deles nesta primeira fase da olimpíada”, declarou.

Apoios da Olimpíada de Matemática

Realizada anualmente desde 2005, a OBMEP é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O objetivo do projeto é estimular o estudo da matemática, identificar talentos, contribuir para a melhoria da educação básica e promover a inclusão social por meio da valorização do conhecimento.

Além dos estudantes, a olimpíada também tem impacto na formação dos professores, ao incentivar o aperfeiçoamento profissional e a busca por metodologias inovadoras de ensino.


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