Avaliação nacional busca incentivar o raciocínio lógico e revelar novos talentos na matemática. (Foto: Divulgação)
Mais de mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quissamã participaram, nesta terça-feira (03), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A aplicação da prova aconteceu simultaneamente em quatro unidades escolares do município: Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina), Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), Professora Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Ciep Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva (Caxias).
Com duração de duas horas e meia, a prova contou com 20 questões objetivas que desafiaram os estudantes a aplicar conhecimentos matemáticos em situações-problema. Em todo o Brasil, mais de 18,6 milhões de alunos participaram da primeira etapa da competição. A segunda fase está prevista para o mês de outubro, com a participação dos alunos classificados nesta etapa inicial.
O secretário municipal de Educação, José Henrique Abreu, destacou a relevância da iniciativa para a formação dos estudantes. “A OBMEP é uma excelente oportunidade para nossos estudantes desenvolverem o raciocínio lógico e o interesse pela matemática. É gratificante ver o engajamento e a dedicação de cada um deles nesta primeira fase da olimpíada”, declarou.
Realizada anualmente desde 2005, a OBMEP é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O objetivo do projeto é estimular o estudo da matemática, identificar talentos, contribuir para a melhoria da educação básica e promover a inclusão social por meio da valorização do conhecimento.
Além dos estudantes, a olimpíada também tem impacto na formação dos professores, ao incentivar o aperfeiçoamento profissional e a busca por metodologias inovadoras de ensino.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…
Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…
Por Marcos Vinicius Cabral Com a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio…
O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), anda relutante em se lançar candidato a…
A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para Chuvas Intensas…