Ação integra rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres. (Foto: Divulgação)
A cidade de Teresópolis, na Região Serrana, será uma das próximas paradas do Ônibus Lilás, projeto itinerante da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) que oferece atendimento e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. A unidade móvel estará estacionada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, na quarta-feira (29 de outubro), das 10h às 15h, com uma programação voltada à promoção dos direitos humanos e à prevenção da violência de gênero.
Durante o evento, o público feminino poderá acessar atendimento social, jurídico e de saúde, além de orientações sobre prevenção à violência doméstica, encaminhamentos para serviços especializados e informações sobre a rede de proteção à mulher.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a iniciativa busca ampliar o alcance das políticas públicas voltadas ao público feminino em todas as regiões do estado. “Levar o Ônibus Lilás a diferentes municípios é garantir que nenhuma mulher fique sem acesso à informação, orientação e acolhimento. Nosso objetivo é que cada parada represente uma oportunidade de transformação, ampliando o acesso à rede de proteção e fortalecendo a cidadania feminina”, destacou.
A ação conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais dos Direitos da Mulher e de Saúde, e parceria de instituições como Fundação Leão XIII, DETRAN/RJ, CEDAE, Defensoria Pública do Estado, OAB Mulher, entre outros órgãos locais.
Durante a programação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também promoverá uma ação social voltada às meninas atendidas pelos CRAS do município. A atividade incluirá oficinas de pintura em tecido e alongamento, limpeza de pele, música ao vivo e atendimento com assistentes sociais, além da atualização do Cadastro Único.
Para a secretária municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, a visita do projeto reforça o compromisso da cidade com a equidade e o respeito. “A presença do Ônibus Lilás em Teresópolis representa mais um passo no compromisso com a valorização e o respeito aos direitos das mulheres, oferecendo acesso a serviços fundamentais de forma próxima e humanizada”, afirmou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Por Juedir Teixeira* Faz muitos anos que ouvi uma história, a qual passei a usar…
O Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) lançou, na semana passada, uma nova agenda de debates…
*Por Professor Hélvio Costa O Leviatã mencionado em diversos livros da Bíblia como Jó, Salmos…
A Prefeitura de Maricá marcou presença na Expo Favela Innovation 2025, realizada neste fim de…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte…
A cena política fluminense pode estar diante de um novo protagonista. Jovem, carismático e dono…