Secovi Rio em Ação
Secovi Rio em Ação
Coluna

Operação em Saquarema embarga mais de 14 construções irregulares

Coluna Secovi Rio em Ação destaca ação contra loteamentos irregulares e construções clandestinas em quatro bairros de Saquarema.

Compartilhe:
15 de janeiro de 2026
Operação em Saquarema embarga mais de 14 construções irregulares
Ação foi feita em parceria do Secovi-Rio com a PM. Crédito: Divulgação

Mais uma operação de fiscalização de sucesso na Região dos Lagos. Catorze construções irregulares foram embargadas durante operação realizada em conjunto pela Polícia Militar, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), Fiscalização de Urbanismo de Saquarema e 124ª Delegacia da Polícia Civil. A ação aconteceu na quarta-feira, 14 de janeiro, em quatro bairros de Saquarema: Vilatur, Leigos, Rio d’Areia e Palmital. Houve ainda a autuação de quatro parcelamentos irregulares do solo.

A Região dos Lagos tem sido marcada pela presença de loteamentos irregulares e construções clandestinas. O presidente do Creci-RJ, João Eduardo Corrêa, alerta a sociedade sobre golpes envolvendo lotes irregulares. Segundo ele, é preciso estar atento, pois muitas vezes esses locais apresentam riscos ambientais e não são dotados de infraestrutura básica. “A gente sempre está enfatizando a importância de um corretor de imóveis nas intermediações imobiliárias. Quando atuando nesse segmento de lotes, ele é o profissional que vai comprovar para o adquirente a regularidade deste junto à prefeitura e o efetivo registro em cartório”, ressalta.

Dica e alerta do Creci-RJ:

A comercialização de lotes é mais comum do que se imagina, sendo possível encontrá-los nos mais diversos bairros e localidades, a preços e condições de pagamento extremamente atraentes. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para o sonho não se tornar pesadelo com a aquisição de um loteamento irregular ou até mesmo clandestino.

O parcelamento do solo urbano na modalidade loteamento segue uma série de requisitos urbanísticos e legais elencados na Lei 6.766/79, sendo efetuado formalmente por meio de estatutos e diretrizes municipais. Somente após diversos estudos de viabilidade técnica e ambiental apresentados à prefeitura da jurisdição, que se dá o efetivo registro do loteamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis. O Creci-RJ segue comprometido em alertar a população contra golpes, garantindo assim a segurança jurídica da sociedade em intermediações imobiliárias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Secovi Rio em Ação é produzida com material enviado pelo Secovi Rio. O sindicato atua há mais de 80 anos na prestação de serviços de excelência para o desenvolvimento do segmento da habitação.

/* */