Por Nelson Lopes
Os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), se encontram nesta sexta, em Brasília, com o presidente Lula para tratar do apoio do Brasil à candidatura conjunta das cidades como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031. No próximo dia 29, Rio e Niterói vão defender sua postulação à sede dos Jogos 2031 perante o colégio eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Como a candidatura conjunta das duas cidades é a única a pleitear o direito de representar o Brasil, após a apresentação, os membros do colégio eleitoral votarão pelo deferimento ou indeferimento das pretensões dos municípios fluminenses.
Embate pela liderança da bancada do Rio
A bancada do Rio na Câmara terá um novo líder neste ano. O deputados Áureo Ribeiro (Solidariedade) e Juninho do Pneu (União Brasil) já estão em rota de colisão e querem liderar. Áureo é o atual coordenador da bancada, que se destina a debater a destinação de emendas parlamentares e alinhamento em alguns projetos que têm no Rio o seu foco principal.
Uma prova disso foi o Propag, projeto responsável pela renegociação da dívida. A bancada do RJ votou unida e lutou por um texto que contemplasse o Rio.
Ceciliano de volta à Alerj
Ex-presidente da Alerj, André Ceciliano será novamente candidato à Casa em 2026. Ele descarta se candidatar à Câmara dos Deputados, como queriam os petistas de Brasília. A candidatura dele tiraria votos de alguns dos seus companheiros de bancada fluminense e poderia pulverizar os votos da bancada petista. Na verdade, Ceciliano pensa em ter uma cadeira na Alerj, mas seguir em Brasília, cedido a pedido do presidente Lula. Na prática, nada mudaria, já que ele não exerceria o mandato na assembleia fluminense.
Ceciliano chegou a se licenciar do Planalto para cuidar da campanha do filho, Andrezinho Ceciliano, que se tornou prefeito de Paracambi. Mas, assim que terminou esta missão, foi chamado de volta ao Planalto e negou convites da iniciativa privada. “Queridinho” no Palácio do Planalto, ele atualmente é responsável pela interlocução da União com prefeitos de todo o Brasil e coordena os trabalhos do chamado “Encontrão Nacional de Prefeitos”, que acontecerá em Brasília entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A realização é uma espécie de “continuação” do elogiado trabalho já realizado das caravanas federativas, vistas desde 2023.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.