Conexão Rio-BSB

Paes e Neves vão a Lula pelo Pan

Por Nelson Lopes

Os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT), se encontram nesta sexta, em Brasília, com o presidente Lula para tratar do apoio do Brasil à candidatura conjunta das cidades como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031.  No próximo dia 29, Rio e Niterói vão defender sua postulação à sede dos Jogos 2031 perante o colégio eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

Como a candidatura conjunta das duas cidades é a única a pleitear o direito de representar o Brasil, após a apresentação, os membros do colégio eleitoral votarão pelo deferimento ou indeferimento das pretensões dos municípios fluminenses.


Embate pela liderança da bancada do Rio

A bancada do Rio na Câmara terá um novo líder neste ano. O deputados Áureo Ribeiro (Solidariedade) e Juninho do Pneu (União Brasil) já estão em rota de colisão e querem liderar. Áureo é o atual coordenador da bancada, que se destina a debater a destinação de emendas parlamentares e alinhamento em alguns projetos que têm no Rio o seu foco principal.

Uma prova disso foi o Propag, projeto responsável pela renegociação da dívida. A bancada do RJ votou unida e lutou por um texto que contemplasse o Rio.


Ceciliano de volta à Alerj

Ex-presidente da Alerj, André Ceciliano será novamente candidato à Casa em 2026. Ele descarta se candidatar à Câmara dos Deputados, como queriam os petistas de Brasília. A candidatura dele tiraria votos de alguns dos seus companheiros de bancada fluminense e poderia pulverizar os votos da bancada petista. Na verdade, Ceciliano pensa em ter uma cadeira na Alerj, mas seguir em Brasília, cedido a pedido do presidente Lula. Na prática, nada mudaria, já que ele não exerceria o mandato na assembleia fluminense.

Ceciliano chegou a se licenciar do Planalto para cuidar da campanha do filho, Andrezinho Ceciliano, que se tornou prefeito de Paracambi. Mas, assim que terminou esta missão, foi chamado de volta ao Planalto e negou convites da iniciativa privada. “Queridinho” no Palácio do Planalto, ele atualmente é responsável pela interlocução da União com prefeitos de todo o Brasil e coordena os trabalhos do chamado “Encontrão Nacional de Prefeitos”, que acontecerá em Brasília entre os dias 10 e 13 de fevereiro. A realização é uma espécie de “continuação” do elogiado trabalho já realizado das caravanas federativas, vistas desde 2023.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

8 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

12 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

12 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

13 horas atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

14 horas atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

1 dia atrás