Economia
Conhecimento

Palestra da Firjan Sul Fluminense joga luz sobre processos trabalhistas no eSocial

Evento gratuito da Firjan Sul Fluminense promoveu esclarecimentos e troca de informações entre empresas da região, com 120 presentes.

Compartilhe:
26 de maio de 2023
Palestra da Firjan Sul Fluminense joga luz sobre processos trabalhistas no eSocial
O encontro da Firjan Sul Fluminense aconteceu no auditório da Firjan SESI em Volta Redonda.

Aproximadamente 120 pessoas participaram de palestra sobre processos trabalhistas no eSocial, na Firjan Sul Fluminense, na última terça-feira (23). O objetivo foi esclarecer dúvidas e incentivar a troca de informações sobre esses processos, informa a Firjan. O encontro aconteceu no auditório da Firjan SESI em Volta Redonda, no Sul Fluminense, com empresários e representantes de empresas.

Henrique Nora Jr., presidente da Firjan Sul Fluminense, destacou a importância da federação da indústria em auxiliar as empresas na adequação jurídica. “Com esta palestra, os empresários e a indústria poderão esclarecer dúvidas sobre os novos processos e realizar as alterações necessárias dentro do prazo estabelecido pela lei”, enfatizou.

Dirigente da Firjan Sul Fluminense ressalta relevância do tema

Nesta nova versão do eSocial, será necessário incluir dados de processos trabalhistas que já foram julgados, contendo informações sobre decisões condenatórias ou homologatórias proferidas pela Justiça do Trabalho.

Matheus Concolato, coordenador da Divisão Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan SESI, ressaltou a relevância do tema para o cotidiano das empresas. “É possível que elas precisem inserir um grande volume de dados, dependendo da necessidade de reconhecimento ou alteração das informações relacionadas ao vínculo trabalhista, recolhimento do FGTS ou contribuição previdenciária”, explicou.

A prorrogação anunciada pelo governo federal, estabelecendo o prazo de 1º de julho para o envio dos eventos relacionados a processos trabalhistas por meio do eSocial, atende a um pedido da Firjan, que defende a necessidade de mais tempo para realizar os ajustes necessários no sistema e permitir que as empresas se adaptem às novas regras.