A Prefeitura de Paracambi e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebraram, na última sexta-feira (22), um acordo de cooperação técnica para assegurar o cumprimento da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do país. A assinatura ocorreu na Fábrica do Conhecimento, principal polo de educação da cidade.
Participaram da cerimônia o prefeito de Paracambi, Andrezinho Ceciliano; o reitor da UFRJ, Roberto Medronho; o secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, André Ceciliano; o prefeito de Mendes, Jorge Henrique; o diretor-geral do IFRJ – Campus Paracambi, David Braga, além de vereadores, secretários municipais e professoras da UFRJ.
O acordo prevê que a universidade, por meio da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA), ofereça formação aos docentes da rede pública municipal, capacitando-os para lecionar sobre a cultura africana no Brasil e promover uma educação antirracista.
De acordo com o reitor Roberto Medronho, a parceria representa um processo de troca de saberes. “Não viemos aqui para ensinar, mas para aprender e trocar saberes. Nós, da UFRJ, temos o dever de estar em Paracambi e em outros espaços ocupados pelo povo para reconstruir o Brasil”, destacou.
Mais inclusão na educação de Paracambi
O prefeito Andrezinho Ceciliano ressaltou a importância da cooperação. “Tudo o que queremos transformar começa pela educação. Me sinto honrado de estar neste prédio, que simboliza tanto para a cidade, assinando este termo que irá fortalecer o combate ao racismo e promover mais inclusão na educação de Paracambi”, afirmou.
Com a parceria, a cidade busca consolidar uma educação mais inclusiva e plural, valorizando a história e a cultura afro-brasileira, além de reforçar o compromisso do município em implementar políticas públicas voltadas ao combate ao racismo e ao respeito à diversidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.