A cidade de Paraty é um tesouro a céu aberto.
Beleza natural, riqueza cultural, gastronomia diversa e calendário repleto de eventos. A cidade de Paraty, na Região da Costa Verde, no Sul Fluminense, há cerca de 3h da cidade do Rio, reúne praticamente todos os atrativos para um fim de semana repleto.
Quem planeja viajar para lá, pode marcar na agenda: em outubro, a cidade é palco da 4ª edição do Circuito Gastrocriativo, que acontece entre os dias 7 e 9. O evento leva muita inventividade para as cozinhas locais e o tema desta edição é ‘O Fantástico Reino dos Fungos’.
A cidade histórica também sediará o primeiro Paraty Moto Brasil, entre os dias 14 e 16 de outubro. Promovido pelos organizadores do Salão Moto Brasil (SMB) – que reuniu cerca de 80 mil visitantes na capital fluminense em evento parecido – o festival terá uma agenda repleta de atrações para motociclistas e famílias de todas as partes do país, incluindo shows de rock e jazz.
Já para fechar o mês, acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, a 1ª edição do Paraty Artesanal Beer, que reunirá cervejarias para degustações, exposições e venda da bebida.
Junto com os eventos, a pedida é aproveitar as igrejas espalhadas pela cidade, como a da Matriz e Nossa Sra dos Remédios, as galerias de arte, de artesanato, além, é claro, das praias e ilhas – que podem ser visitadas em passeios de barco.
A Mata Atlântica presente na costa da cidade ainda oferece muito contato com a natureza em trilhas que levam a mirantes e locais para observação de aves, por exemplo.
Fundada em 1667 e com suas construções que carregam o passado colonial, Paraty está estrategicamente posicionada entre as duas maiores cidades do país. O município está a pouco mais de 240 km de distância do Rio de Janeiro e a menos de 300 km de São Paulo.
Para curtir os principais atrativos históricos e os eventos da cidade, a pousada Porto Imperial é uma das mais tradicionais da cidade. Instalada no coração do Centro Histórico da cidade, a hospedagem está em um prédio que tem tudo a ver com Paraty, construído em 1804. Originalmente foi um entreposto comercial e depois sediou a primeira “casa de ópera” (forma como eram chamados os teatros à época) da cidade.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…
A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…
Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…
A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…