Sul Fluminense

Paraty recebe programa Agricultura Social

O município de Paraty, no Sul Fluminense, sediou no último sábado (16) a quarta edição do programa Agricultura Social, que tem como objetivo transformar cenários rurais por meio de ações conjuntas de desenvolvimento social e fortalecimento comunitário. A etapa mais recente ocorreu em Barra Grande, reunindo mais de 200 famílias na Cooperativa Pacova.

O programa é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com execução técnica da Pesagro-Rio e apoio das prefeituras locais.

“Esse projeto une Estado e prefeituras em prol do desenvolvimento de áreas rurais. É muito gratificante estarmos aqui hoje, e percorrendo os municípios, levando tantos serviços. E mais do que isso, deixando um legado para a nossa população”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

População de Paraty teve acesso a diversos serviços

Durante o evento, os moradores tiveram acesso a diversos serviços de cidadania, como atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, orientação jurídica, acompanhamento psicológico e nutricional, além de oficinas de empreendedorismo social e atividades voltadas para crianças.

Para a moradora Jaqueline Fernandes, que utilizou os atendimentos odontológico e de documentação, a iniciativa foi um marco para a comunidade. “Ver o sorriso das famílias sendo atendidas é sinal de que estão olhando pela gente”, disse. Já Marly Cardoso ressaltou a importância do programa: “Quantas pessoas precisam dessa assistência? Nós, moradores, temos o dever de participar, propagar e usufruir dessa oportunidade que o Governo nos proporcionou.”

O secretário de Agricultura, Dr. Flávio, reforçou a proposta do programa: “Nosso compromisso é unir o campo e a cidade, promovendo inclusão social. O município tem uma agricultura marcada pela tradição e diversidade, e o Agricultura Social vem para valorizar essa riqueza, apoiar as famílias rurais e incentivar práticas sustentáveis.”

Entre as ações permanentes implantadas pelo programa, estão estufas comunitárias para produção agrícola, capacitações práticas e teóricas, doação de mudas, distribuição de biofertilizantes e análise de solo e água. Além disso, atividades de educação ambiental e sanitária são oferecidas às crianças, reforçando a consciência sustentável desde cedo.

Após a edição em Paraty, o programa seguirá no próximo sábado (23) para os municípios de Piraí e Mendes. A expectativa é de que, até o fim de 2025, novas regiões do Estado sejam contempladas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

14 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

15 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

21 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

22 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

22 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

22 horas atrás