O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, assinaram um termo de cooperação técnica, cultural e econômica. (Foto: Bender Arruda)
O município de Maricá, no Leste Fluminense, está dando um passo estratégico para se integrar à rota do turismo de vinhos do Estado. Na última sexta-feira (11), o prefeito Washington Quaquá e o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, firmaram uma parceria com a assinatura de um termo de cooperação técnica, cultural e econômica com o objetivo de desenvolver projetos voltados para a viticultura e a enologia em ambas as cidades.
O acordo prevê uma série de iniciativas. Entre elas, está a criação de uma marca própria de vinhos produzidos em Maricá, a construção de uma vinícola-hotel no município e a instalação de uma cave de vinhos, estrutura típica para o armazenamento e amadurecimento das bebidas. Para facilitar a logística e fomentar o fluxo turístico entre as regiões, está planejada ainda a implantação de um heliponto e o estudo de alternativas de transporte que conectem diretamente as duas cidades.
A coordenação do intercâmbio entre Maricá e Areal está a cargo de Antônio Grassi, presidente da Empresa Municipal de Turismo e Cultura. Segundo ele, o objetivo é criar uma experiência integrada para turistas que visitam o Rio de Janeiro, unindo atrações culturais, natureza e gastronomia de qualidade.
Durante a assinatura do termo, Quaquá destacou o potencial da parceria: “Gutinho descobriu ouro aqui. A cidade produz ótimos vinhos, alguns até premiados. Assim como é feito com o vinho do Porto, em Portugal, vamos produzir nossos rótulos com a marca de Maricá utilizando as uvas cultivadas em Areal”, afirmou o prefeito de Maricá. Ele também ressaltou a perspectiva de transformar o estado em um destino turístico completo, unindo cidade, serra e litoral.
Gutinho Bernardes também celebrou o acordo e reforçou a importância da união entre as cidades. “Não existe estado forte sem interior forte. É uma honra ter Maricá como cidade irmã de Areal nesta iniciativa inédita para o estado”, disse. A cerimônia, realizada no Cine+, escola de formação audiovisual de Areal, contou com a presença de lideranças políticas e empresariais da região, incluindo Roberto Medina, criador do Rock in Rio, que assinou o documento como testemunha.
Além da parceria com Maricá, Areal lançou recentemente a pedra fundamental do Laboratório de Melhoramento e Aprimoramento da Viticultura Fluminense, com a presença do governador Cláudio Castro. O novo centro de pesquisa irá oferecer suporte técnico e científico às vinícolas locais, que já cultivam mais de 30 hectares de uvas, com destaque para a variedade Syrah.
A expectativa das prefeituras é que, com a integração entre serra e mar, o projeto fortaleça a economia regional, valorize a produção fluminense de vinhos e consolide o estado do Rio como destino de referência no enoturismo brasileiro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, se prepara para celebrar uma…
A Prefeitura de Belford Roxo, Márcio Canella, inaugurou no último sábado (19) uma nova linha…
A pouco mais de um ano da realização das eleições de 2026, o cenário eleitoral…
*Por Professor Hélvio Costa Existem muitas opiniões em relação ao evento ocorrido em 08 de…
*Por Paulo Marinho Existe uma frase, aliás duas, proferida pelo "velho Aurelio" meu pai, nascido…
Com uma programação diversificada, que vai de festivais gastronômicos e musicais a experiências de contato…