Cultura & Lazer
Turismo sustentável

Parque das Aves será inaugurado em Miguel Pereira em outubro

Novo espaço une preservação ambiental, turismo sustentável e reabilitação de animais silvestres.

Compartilhe:
30 de setembro de 2025
Sara Oliveira
Parque das Aves será inaugurado em Miguel Pereira em outubro
Segundo o presidente da Miguel Pereira Tour, André Português, espaço terá mais de 200 espécies e funcionará como centro de reabilitação de animais silvestres. (Foto: Divulgação/PMMP)

Um novo atrativo turístico e ambiental será inaugurado em Miguel Pereira, cidade do Sul Fluminense, no mês de outubro: o Parque das Aves, um santuário com mais de 200 espécies localizado em plena Mata Atlântica. Com 31 mil m², o Park Aventura Animal terá capacidade para receber até 2,5 mil visitantes por dia e pretende se tornar o primeiro espaço de soltura de aves do Brasil.

“Estamos muito felizes em anunciar a inauguração do Parque das Aves no mês do aniversário de Miguel Pereira. Mais do que um atrativo turístico, este será um espaço de preservação, educação ambiental e cuidado com a nossa fauna. É um presente para os moradores, visitantes e, principalmente, para a natureza. Será um marco para o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou André Português, presidente da Miguel Pereira Tour.

Parque das Aves reunirá diferentes espécies

O parque reunirá diferentes espécies, como corujas, papagaios, tucanos e garças. A estrutura contará ainda com viveiros destinados a animais que não puderem voltar à natureza, uma fazendinha, a Vila do Velho Oeste com cenários temáticos, restaurante e loja. O projeto segue as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é uma realização da Prefeitura de Miguel Pereira em parceria com a iniciativa privada.

Um dos destaques do santuário será o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, voltado a receber aves resgatadas. Quando aptas, as solturas serão imediatas; em outros casos, os animais passarão por processos de aclimatação e reabilitação até o retorno ao habitat natural. Aqueles sem condições de soltura permanecerão sob cuidados permanentes, com acompanhamento especializado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */