Parque Madureira completa 11 anos como ícone de lazer

O Parque Madureira, também conhecido como Parque Madureira Mestre Monarco, localizado na Zona Norte da cidade do Rio, completa 11 anos desde sua inauguração em 23 de junho de 2012. Considerado um dos projetos urbanísticos mais bem sucedidos do país, o parque se tornou um ícone de lazer, diversão, cultura e serviços para a região.

Com uma extensão de 3.900 metros, o Parque Madureira é o terceiro maior parque da cidade, ficando atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista. Ele atravessa os bairros de Madureira, Turiaçu, Rocha Miranda, Honório Gurgel e Guadalupe, abrangendo uma área significativa.

O parque oferece uma variedade de atrações para os moradores da região e para a população em geral. A Nave do Conhecimento Silas de Oliveira é um espaço que oferece cursos gratuitos na área de tecnologia, além de oficinas, palestras e visitas virtuais, informa a Prefeitura do Rio. O acesso à internet banda larga também é gratuito no local.

Parque Madureira é atração para todos os públicos

O município também dá destaque para a Casa de Convivência Clara Nunes, que oferece atividades gratuitas, como yoga, dança de salão e pilates para pessoas com 60 anos ou mais, promovendo a saúde física, mental e emocional dos participantes.

A Praça do Samba é um espaço decorado com os símbolos das tradicionais agremiações de Madureira, Império Serrano e Portela. O local conta com um palco, concha acústica e arquibancadas para a realização de shows e apresentações culturais.

O parque também possui lagos e cascatas artificiais, que atraem os visitantes, especialmente nos dias quentes. Além disso, há quadras poliesportivas, pistas de street skate e um parquinho com brinquedos para diversão das crianças.

Uma iniciativa interessante é o programa Hortas Cariocas, da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima, que tem como meta criar a maior horta urbana do mundo no Parque Madureira, ocupando uma área de 10 hectares. Em 2020, o Hortas Cariocas foi reconhecido como uma das ações essenciais para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O parque também oferece diversas opções de alimentação para os visitantes. O Quiosque Moïse, resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Orla Rio, presta homenagem à família Kabagambe e oferece pratos típicos do Congo, além de abrigar um memorial em celebração à cultura africana. O local é uma homenagem ao congolês Moïse Kabagambe, que foi morto em janeiro de 2022.

No final de 2021, a Prefeitura do Rio inaugurou uma placa em homenagem ao sambista Monarco, dando ao parque o nome de Parque Madureira Mestre Monarco. Monarco, cujo nome verdadeiro era Hildemar Diniz, foi um renomado sambista, baluarte da Portela e autor de diversos clássicos do samba. Sua contribuição para a música brasileira é destacada na placa.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

4 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

5 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

5 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

7 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

7 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

7 horas atrás