Capital

Parque Realengo celebra um ano de revitalização na Zona Oeste

A Prefeitura do Rio de Janeiro comemorou, no último sábado (14), o primeiro aniversário do Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, consolidado como um importante símbolo de requalificação urbana e ambiental em uma área da cidade historicamente carente de espaços públicos de lazer. Com uma área de 76 mil metros quadrados e um investimento de cerca de R$72 milhões, o parque tornou-se referência ao oferecer infraestrutura completa para lazer, esporte, cultura, conhecimento e convivência comunitária.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere participou da celebração e ressaltou a transformação do antigo terreno abandonado em um ponto de encontro para as famílias da região. Ele destacou o sucesso das atrações, como as árvores de Realengo, que ganham um espetáculo de luzes todas as noites, criando um novo cartão-postal para a cidade.

Inspirado no renomado Gardens By the Bay, de Singapura, o parque conta com cinco grandes torres que, além de embelezar a paisagem, possuem um sistema de 236 pulverizadores para amenizar o calor típico da Zona Oeste. As passarelas elevadas entre as torres proporcionam aos visitantes vistas panorâmicas do parque e de seus jardins. À noite, luzes e música transformam o ambiente em um verdadeiro show ao ar livre.

Infraestrutura do Parque Realengo

A infraestrutura contempla duas quadras poliesportivas, uma quadra de basquete 3×3, campo de futebol, quadras de futevôlei, pista de skate de 1.506 m², academia da terceira idade, playgrounds infantis divididos por faixa etária e sete áreas com churrasqueiras, funcionando como um clube gratuito a céu aberto para a população. O espaço é cercado, garantindo segurança, e é pet friendly, permitindo a entrada de animais de estimação com coleira.

Um dos destaques é o projeto ambiental, que alia lazer e sustentabilidade. Foram plantadas 3.700 árvores em uma área equivalente a nove campos de futebol, e o sistema de captação de água da chuva contribui para reduzir alagamentos e reutiliza a água na irrigação e na limpeza do parque. Além disso, o local conta com a Nave do Conhecimento, um centro de tecnologia e capacitação, e uma horta comunitária que incentiva a educação ambiental.

Moradora de Realengo, Fabrícia Rocha Oliveira, de 27 anos, relatou os benefícios do parque em sua rotina. Segundo ela, a prática diária de exercícios no local resultou em uma perda de 41 quilos e na melhoria de sua qualidade de vida. “A segurança que tenho aqui dentro fez toda a diferença na minha história”, afirmou.

O parque é uma homenagem à jornalista Susana Naspolini, conhecida por sua atuação em reportagens comunitárias que deram voz a problemas de bairros cariocas e resultaram em melhorias concretas.

Localizado na Rua Professor Carlos Wenceslau, 388, o Parque Realengo Susana Naspolini funciona de terça a domingo, das 6h às 22h, a poucos minutos da estação Realengo da SuperVia. A iniciativa faz parte do investimento contínuo da Prefeitura na criação e revitalização de parques, como os recentemente inaugurados Rita Lee, Oeste, Carioca da Pavuna e Piedade, ampliando as áreas verdes e promovendo qualidade de vida em diversas regiões da cidade.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

André Ceciliano e Eduardo Paes

*Por Paulo Marinho Quando chego aos 76 anos fico espantado com os erros que cometi…

4 horas atrás

Exclusivo: André Lazaroni se filia ao PSD em ato no Centro do Rio

Por Marcos Vinicius Cabral André Lazaroni oficializou, na noite de segunda-feira (9), sua filiação ao…

18 horas atrás

“Esse Rio é Meu” chega a quatro municípios em 2026

O programa Esse Rio é Meu (EREM), que atua na integração da educação pública com…

19 horas atrás

Cabo Frio inaugura base do BPTur no Peró

Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, passou a sediar, a partir desta terça-feira (10),…

22 horas atrás

Volta Redonda investe R$12 milhões na Guarda Municipal

A Prefeitura de Volta Redonda tem realizado, nos últimos anos, uma série de investimentos voltados…

22 horas atrás

Escolas municipais de Japeri iniciam ano letivo

As escolas da rede municipal de ensino de Japeri, na Baixada Fluminense, dá início ao…

22 horas atrás