O comércio carioca projeta um aumento de 0,5% nas vendas para a Páscoa deste ano, segundo uma pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio). O levantamento entrevistou 250 lojistas entre os dias 17 e 21 de março para avaliar as expectativas do setor para a data comemorativa.
Embora a Páscoa seja tradicionalmente uma data forte para o setor de chocolates, o varejo tem ampliado sua gama de produtos para atrair mais consumidores. Com a alta de mais de 180% no preço do cacau no mercado internacional nos últimos 12 meses, a indústria de chocolates reduziu a produção em mais de 20% neste ano, impulsionando o interesse de outros segmentos em diversificar as opções de presentes.
Opções de presentes na Páscoa
A pesquisa revelou que, além de ovos de chocolate e bombons, os consumidores também devem investir em brinquedos, bichos de pelúcia, celulares, jogos eletrônicos, joias, bijuterias, vestuário e artigos de papelaria.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, essa estratégia visa manter o grau de satisfação dos clientes ao presentear. “Esse movimento é importante para que o consumidor possa encontrar alternativas que caibam no orçamento. Os lojistas estão apostando na diversificação de produtos para seduzir o público, incluindo adultos e casais, além das crianças”, destacou.
Os lojistas também esperam um ticket médio variado para os presentes de Páscoa: 70% acreditam que os gastos girarão em torno de R$150,00 por pessoa, 20% estimam valores de até R$200,00 e 10% projetam compras de até R$250,00. As formas de pagamento mais utilizadas devem ser cartão de crédito e débito, PIX e dinheiro.
A pesquisa também apontou que 80% dos lojistas acreditam em um crescimento de 0,5% nas vendas, 10% esperam um aumento de 0,8% e outros 10% apostam em um crescimento de 1,5%.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.