Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no Rio começa nesta terça-feira

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira (1). Segundo o Governo do Estado, a expectativa é de imunizar 90% do rebanho de bovinos e bubalinos de todas as idades, atingindo a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Agricultura.

O acompanhamento da vacinação é feito pela Superintendência de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Governador do Rio, Claudio Castro destacou a importância da adesão à vacinação.

“Esta é mais uma ação que demonstra a preocupação da gestão estadual em manter o estado no trilho da retomada econômica, garantindo que estes animais estejam saudáveis e prontos para movimentação. Precisamos do apoio de todos os produtores, da adesão dos pecuaristas, para manter o Rio de Janeiro como um dos principais produtores do país”, afirmou.

A febre aftosa tem grande impacto social e econômico. Trata-se de uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas principalmente na boca e nos pés dos animais. A doença raramente causa morte, mas prejudica a produção de carne, leite e derivados.

“O principal efeito da Febre Aftosa é comercial. A ocorrência da doença afeta enormemente a abertura dos mercados aos produtos de origem animal”, alerta o Governo Federal.

Vistoria para garantir a vacinação contra febre aftosa

Para garantir a meta de imunização, o Governo do Estado diz que realiza durante todas as campanhas o trabalho de vistoria e fiscalização de propriedades e de lojas que comercializam a vacina.

“Contamos mais uma vez com o apoio dos pecuaristas fluminenses, a vacinação é obrigatória. Esse trabalho em conjunto é essencial. Fiquem atentos ao prazo e não deixem de vacinar o seu rebanho. É o momento de responsabilidade compartilhada”, afirma o secretário de Agricultura, Alex Grillo.

Neste ano, uma mudança na estratégia de vacinação alterou o calendário de imunização da Aftosa. Os pecuaristas do Rio de Janeiro e demais estados do Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) tiveram alteração nas etapas e, por isso, a segunda etapa de vacinação, no mês de novembro, será destinada aos bovinos e bubalinos de todas as idades.

O estado alerta que o pecuarista que não vacinar o rebanho e não realizar a declaração ficará impedido de movimentar seus animais.

“As atividades da Defesa Agropecuária são consideradas essenciais, por isso a vacinação contra a febre aftosa é imprescindível para manutenção do estado com status de ‘livre da febre aftosa”, conta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.

Como imunizar o rebanho contra febre aftosa

O Governo do Estados orienta que, para realizar a vacinação do rebanho, o produtor deve adquirir as doses de 2 ml em revendas autorizadas e mantê-las entre 2°C e 8°C até o momento da utilização. Atenção às instruções:

• Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;
• Transportar em caixa de isopor com gelo;
• Aplicar 2 mL na tábua do pescoço;
• Preencher toda declaração de vacinação;
• Enviar a declaração e nota fiscal diretamente para um dos núcleos de Defesa Agropecuária do seu município via e-mail ou preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Agricultura.

Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária podem ser acessados por meio deste link: abrir.link/AYOwD e o formulário de declaração de vacinação neste link:  https://bit.ly/3tGkMYg.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás