Nas entrelinhas da notícia

Pelo bem do povo brasileiro

*Por Professor Hélvio Costa

A cada dia que passo nesse país, que abro os jornais perco gradativamente a esperança em dias de mudanças, a impressão que tenho é de que temos um DNA defeituoso, nos transformamos em um povo risível uma nação de indivíduos idiotizados, mas que na verdade já tínhamos essa tendência.

Queremos que nossos filhos e filhas estudem sejam alguém na vida sejam melhores que nós e elegemos pessoas que mal concluíram o ensino médio e somos comandados por eles. Aceitamos o escarnio petista ao indicar uma presidente chacota nacional estocadora de ventos, apologeta da mandioca e da meta relativa que inclusive virou objeto de estudos acadêmicos por suas gafes e seu dialeto único o Dilmês. Ou ainda um ministro da fazenda de declara não conhecer economia além outros ministros no mesmo diapasão de idiotice.

Escrevemos em nossa constituição que todo poder emana do povo, vivemos para sustentar uma máquina burocrática, corporativa e corrupta, depositamos nossas esperanças em Lula, Bolsonaro e esquecemos que a esperança deve primeiro nascer em nós mesmos.

Que virtude há em homens que vivem mais de 30 anos da coisa pública, com mandatos intermináveis, salários absurdos juízes que ganham mais do que três vezes o teto constitucional, além dos privilégios dos cargos que lhe atribuem poderes dignos dos deuses do olimpo ou de outro panteão.

Políticos nos seus mandatos intermináveis de vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidentes que organizam em torno de si um sistema que lhes garanta eleição perpétua impedindo que outras pessoas que gostariam de servir a república tenha a oportunidade de fazê-lo.

Quanto menos importantes os políticos e juízes, mas avançada é a nação, veja o caso da Suíça, aliás nem sei se tem presidente por lá, pois o povo é consciente. Precisamos dar basta nessas reeleições sucessivas pelo bem do Brasil.

Confesso que não vejo no horizonte próximo uma vontade do povo em esquecer Bolsonaro, Lula, Sarney e seu clã, Renan Calheiros e outros nomes que igualmente vivem exclusivamente da vida pública, vamos dar chance a outros brasileiros para ver se muda alguma coisa, afinal temos poder para isso, basta não votar em candidatos que realmente não nos representam e que representam apenas os interesses seus e de seus grupos.


Professor Hélvio Costa é jurista e professor universitário

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

 

Posts Recentes

Burger Fest chega ao Rio

Durante todo o mês novembro, seis capitais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro,…

6 horas atrás

Ações sanitárias são reforçadas nos cemitérios do Rio para o Dia de Finados

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reforçou as ações de controle sanitário…

8 horas atrás

Quilombos de Magé entram em rota de visitação

Os três quilombos existentes em Magé, na Baixada Fluminense, passam a integrar oficialmente uma rota…

10 horas atrás

Campeonato Carioca de Masters não terá os quatro grandes clubes do Rio

Por Marcos Vinicius Cabral Com a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio…

1 dia atrás

Presidente da Alerj ainda não definiu seu futuro político

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), anda relutante em se lançar candidato a…

1 dia atrás

Plano de Contingência para Chuvas Intensas é apresentado em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para Chuvas Intensas…

1 dia atrás